Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2008

Destaques da imprensa

Na Super Interessante, nº 119 , Março de 2008 Sabem o que é um narval ? E um unicórnio? Pois é, estamos sempre a aprender... Se um dia viajar ao Pólo Norte, esteja atento, porque pode encontrar esta espécie de cetáceos muito particular: vivem submersos em grutas sob o gelo do Árctico e os machos possuem um longo dente, a partir da mandíbula, retorcido em espiral e que pode medir até três metros. Este dente é um órgão sensorial que empregam nas suas lutas rituais. São uma espécie com algum risco de extinção. Leia o artigo na pág. 16. Quando comer dói ( págs 82 e ss .) - um artigo sempre interessante e actual sobre a obsessão pela magreza, que atinge milhões de pessoas, sobretudo mulheres adolescentes, vítimas de distúrbios alimentares. É um artigo bem documentado, com imagens esclarecedoras, testemunhos de quem já viveu o problema e conselhos às famílias e às vítimas para o superarem.

Destaques da imprensa

No Jornal de Letras, nº 975 , de 13 a 26 de Fevereiro Num momento em que a profissão enfrenta grandes transformações, será interessante ler o artigo Saber ensinar - A Competência do Professor . A representação da actividade docente, que conhecimento distingue um professor e propostas de actuação são temas de reflexão abordados. (JLEducação, pág.8) Sobre literatura, e para os que gostam do Padre António Vieira (um visionário, um diplomata, um pregador da Capela Real, um conselheiro e humanista...), um artigo interessante de Guilherme Oliveira Martins, com referências profusas à obra deste grande orador e lutador. Dê uma vista de olhos (pág. 39)

Exposição comemorativa do nascimento de Cesário Verde

Imagem
Cesário Verde nasceu a 25 de Fevereiro de 1855. Foi o poeta da cidade de Lisboa, preocupado com o real quotidiano e com os problemas do seu tempo, de que dá conta em longos poemas como O Sentimento dum Ocidental e Num bairro moderno . A sua morte prematura foi uma perda para a poesia portuguesa. A nossa exposição é um olhar sobre este poeta.

Destaques da imprensa

Na revista Visão, nº 781 , de 21 de Fevereiro de 2008 Terra de ninguém, um artigo sobre os Sem-Abrigo que proliferam em Lisboa, alguns ainda muito jovens e que, por diversas razões (toxicodependência, desemprego, problemas familiares, desinserção social...), acabaram a viver na rua e dependentes da solidariedade social. Atentem nos testemunhos destes jovens e nos números apresentados (segundo os dados mais recentes, de 2004, do Instituto de Segurança Social, 249 indivíduos dormiam na rua). Boca do Inferno, uma análise satírica sobre a sociedade e quotidiano portugueses, a que Ricardo Araújo Pereira já nos habituou.

400 Anos do Nascimento de Padre António Vieira

Imagem
Padre António Vieira (Lisboa, 1608 - Bahia, 1697) Realizou-se na nossa escola uma exposição sobre o Padre António Vieira, apoiando os conteúdos programáticos da disciplina de Português. As turmas do 11º Ano, acompanhadas dos respectivos professores, visitaram a exposição da qual recolheram elementos para trabalharem na sala de aula. A Biblioteca adquiriu recentemente o romance A Eternidade e o Desejo, de Inês Pedrosa, que coloca a protagonista na rota do Padre António Vieira, cujo grande mérito é inserir na narrativa e, em articulação com ela, citações dos sermões mais conhecidos.

30 anos da morte de Vitorino Nemésio

Imagem
Os 30 anos da morte de Vitorino Nemésio vão ser assinalados, de 20 a 23 de Fevereiro, na sua terra natal, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores. Esta iniciativa irá incidir sobre a obra do poeta, ficcionista, ensaísta, cronista e professor, com intervenções de vários oradores. Haverá também uma visita à "Casa Vitorino Nemésio", onde o escritor nasceu, e à "Casa das Tias", onde passava muito do seu tempo, na infância e adolescência e onde, dizia, "se comia melhor do que no Hotel Ritz de Paris". Na Biblioteca podem encontrar algumas obras como Mau tempo no Canal Quatro Prisões Debaixo de Armas e Outras Histórias e o vídeo Vitorino Nemésio - Viagem.

Semana da Leitura (3 a 7 de Março de 2008)

Imagem
TODOS A FALAR DE LIVROS Para assinalar a Semana da Leitura , propomos a todos os professores da escola que, numa aula dessa semana, apresentem um livro à turma, de forma a cativar e motivar os alunos para a leitura. É bom termos presente que todos somos, antes de mais, professores da nossa própria língua. A Equipa da BE