Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2008

Concurso "Postal de Natal"

Imagem
Encontram-se expostos no Bloco B, à entrada da Biblioteca, os postais de Natal elaborados pelo 11º F , sob a orientação da professora Ana Vinhas . Estes trabalhos foram elaborados no âmbito de um Concurso "Postal de Natal", de iniciativa da Biblioteca Municipal. Pretendia-se que cada escola que subscreveu o Grupo de Trabalho Concelhio da Rede de Bibliotecas de Coimbra (RBC), no passado dia 8 de Outubro, escolhesse o postal representativo da sua escola.

Destaques da imprensa

Super Interessante , nº 128, Dezembro de 2008 " Era uma vez o matriarcado " é um artigo deveras curioso que se pode ler nas págs. 70 e ss., sobre sociedades antigas e outras ainda actuais, onde as mulheres mandam , detêm o poder , ou os poderes e exercem papéis fundamentais na sociedade e na cultura do seu povo. Vejam as imagens e descubram também algumas da chefes mais poderosas que já existiram em sociedades machistas. Jornal de Letras , nº 995, de 19 de Novembro a 2 de Dezembro E, como não podia deixar de ser, destacamos também esta semana um livro acabado de editar, de Amélia Pinto Pais, o Sermão do Padre António Vieira contado às crianças, em " Padre António Vieira : O Imperador da Língua Portuguesa ". Nesta entrevista, a autora fala dos motivos que a levaram a escrever este livro para os mais pequenos, que vão poder "ouvir" a história deste jesuíta contada por ele próprio. Uma boa sugestão para quem quiser oferecer um livro a uma criança, ne

Alunos do 8º ano à descoberta do caminho marítimo para a Índia

Imagem
O grupo de História desta escola realizou uma exposição, patente no átrio do bloco B, junto da biblioteca, a decorrer entre os dias 19 e 28 de Novembro, que ilustra a primeira viagem de Vasco da Gama à Índia, no âmbito dos conteúdos programáticos leccionados neste período às turmas do 8º ano, a cargo dos professores Bela Ferreira e João Silva. Para além dos alunos das referidas turmas, que visitarão a exposição acompanhados dos respectivos professores, convidam-se todos os alunos e restante comunidade escolar a visitá-la, dado o seu grande interesse pedagógico. A mesma consta de um conjunto de 22 cartazes com imagens e textos alusivos ao acontecimento que internacionalizou o nosso país em finais do século XV, no reinado de D. Manuel I, e que lhe valeu o cognome de “O Venturoso”.

As escolhas de ...

Imagem
Rui Carvoeira - Professor de Educação Física

Concuro"A Ciência na Literatura Portuguesa"

Imagem
Como nada passa por nós, BE, sem "parar " um bocadinho, também não esquecemos o Dia da Cultura Científica , 24 de Novembro, que assinalamos com uma exposição e concurso. Este, subordinado ao tema " A Ciência na Literatura Portuguesa ", tem por base a selecção de cinco textos, um para cada dia da semana, em poesia e prosa, de autores portugueses, onde a Ciência se encontre referenciada. Pretende-se que os seus autores sejam identificados pelos alunos, de 24 a 28 de Novembro. Participem e habilitem-se ao prémio final !

José Saramago

Imagem
Para comemorar o nascimento de José Saramago e, mais uma vez, evocar o nosso Nobel da Literatura, a BE realizou uma exposição alusiva ao escritor, com textos biobibliográficos e imagens ilustrativas. Desta exposição constou também a refência ao filme de Fernando Meirelles, adaptado da obra homónima, "Ensaio sobre a Cegueira". Mais uma vez Literatura e Sétima Arte de mãos dadas... para "vermos" tudo muito bem!

Sugestão de Leitura

Imagem
Marley & Eu: A Vida e o Amor do pior Cão do Mundo John Grogan Chamavam-se John e Jenny, eram jovens apaixonados e estavam a começar a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento que levam Marley para casa, uma bola de pêlo fofinha no início, mas que rapidamente se transformou num enorme labrador. As confusões que daí advieram... bem, só lendo! Não vamos estragar o prazer da descoberta; por isso, aceitem a nossa sugestão. Esta é também uma das obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.

As escolhas de ...

Imagem
Manuela Abrantes - Professora de Português

Destaques da imprensa

Visão , nº 818, 6 a 12 de Novembro de 2008 Imperdível, a entrevista de José Saramago (pág. 120 e ss.), na qual fala do seu último lançamento, A Viagem do Elefante , bem como do filme a partir de Ensaio sobre a Cegueira , a estrear, e ainda do seu blogue, dez anos após a entrega do prémio Nobel. National Geographic , nº 92, Novembro de 2008 Dotados de grandes cérebros e de uma força enorme, os Neandertais , nossos equivalentes primitivos, pareciam equipados para ultrapassar qualquer obstáculo. No entanto, o clima foi mudando e uma nova espécie surgiu, tendo os Neandertais de procurar refúgio nas terras altas. Não percam este interessante artigo (pág. 4 e ss.), ilustrado com a qualidade a que a revista já nos habituou. Os meus livros , nº 69, Novembro de 2008 Mais uma vez, para os amantes do romance histórico , há muitas novidades. A escrita do romance histórico tomou de assalto os autores portugueses. Como trabalham estes autores? Como investigam? Como inventam as figuras a

Exposição do 11º F

Imagem
No átrio do Bloco B, à entrada da Biblioteca, encontra-se mais uma exposição dos alunos de Artes - " AUTO-RETRATO COM PONTOS ". É uma exposição dinamizada pela professora de Desenho Ana Vinhas , com trabalhos dos alunos do 11º F sobre o Pontilhismo, em grafite sobre papel.

Colóquio/Debate Desporto e Filosofia

Imagem
Realizou-se no dia 11 de Novembro de 2008, na Sala dos Grandes Grupos da nossa escola, um Colóquio/Debate no âmbito das actividades extracurriculares previstas no Plano de Actividades da Escola, organizado conjuntamente pelos Grupos de Educação Física e Filosofia. " A Filosofia vista por um desportista" foi o tema desenvolvido pelo professor de Educação Física Fernando Rodrigues ; pelo professor de Filosofia Amaro Monteiro foi desenvolvido o tema " O Desporto visto por um filósofo ". Do ponto de vista do desportista foram abordadas as questões "A importância da Filosofia", "A Filosofia do "Portuga" do séc.XXI" e "A Filosofia do vencedor". O ponto de vista do filósofo centrou-se num olhar crítico sobre os aspectos positivos e negativos do desporto, complementado com o visionamento de um DVD sobre uma modalidade desportiva. Estiveram presentes vários professores e alunos das turmas do Curso Tecnológico de Desporto.

Campanha "Guerra às Borbulhas"

Imagem
No dia 30 de Outubro de 2008 decorreu na nossa escola uma Sessão de Esclarecimento sobre a Acne dirigida a alunos do 9º e 10º anos, inserida na campanha "Guerra às Borbulhas", uma iniciativa do PAAB (Portuguese Acne Advisory Board), a decorrer em cinco distritos portugueses. No distrito de Coimbra a nossa escola foi a única seleccionada, face ao interesse demonstrado pelos professores do 11º Grupo B . A sessão foi dinamizada pelo Prof. Doutor Américo Figueiredo (responsável pela Dermatologia dos HUC). Esta campanha pretende criar um maior conhecimento das características, formas de evitar e controlar esta patologia que afecta cerca de 80% dos adolescentes de todo o mundo. No âmbito desta Campanha foi lançado um importante site informativo em português - http://www.acnecare.pt/ - que pretende fornecer aos jovens informação relevante sobre formas de tratamento e prevenção, esclarecer as verdades e mentiras que são feitas em torno da Acne. Na Biblioteca podem consultar um d

Sophia de Mello Breyner Andresen

Imagem
S ophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, no dia 6 de Novembro de 1919. Cresceu rodeada por um avô médico apreciador de poetas que lhe deu a ler Camões e Antero, uma mãe que lia sem cessar e uma criada que recitava versos do cancioneiro popular. Antes de saber ler já ouvia versos e começou a escrever poesia muito cedo. Casou com o advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares em 1946, fixando-se definitivamente em Lisboa. A sua poesia é uma viagem pelos quatro elementos: Terra (flor, árvore, jardim), Ar (brisa, vento), Água (fonte, rio, mar) e Fogo (luz, sol). Como diria Manuel Alegre "...a sua poesia, como toda a verdadeira e grande poesia, pode ser dita, cantada e até dançada". Sophia morreu aos oitenta e quatro anos, no dia 2 de Julho de 2004. (" Quando eu morrer voltarei para buscar Os instantes que não vivi junto do mar "). A BE homenageia esta extraordinária poetisa com uma pequena exposição.

As escolhas de ...

Imagem
Bela Ferreira - Professora de História