Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2008

Boas Festas!

Imagem
Nesta época natalícia aqui deixamos um segmento da letra de uma das mais famosas músicas de Natal, inicialmente alemã, mas hoje por todos conhecida na versão inglesa: Stille Nacht Letra: Rev. Joseph Mohr, 1816 Musica: Franz Gruber, 1818 Stille Nacht! Heil'ge Nacht! Alles schläft; einsam wacht Nur das traute hoch heilige Paar. Holder Knab' im lockigten Haar, Schlafe in himmlischer Ruh! ... popularizada pela tradução de John Freeman Young, 1876: Silent night Silent night, holy night All is calm, all is bright Round yon Virgin Mother and Child Holy Infant so tender and mild Sleep in heavenly peace Sleep in heavenly peace

Concurso "Postal de Natal"

Imagem
Na presença dos nossos alunos artistas do 11º F , participantes no Concurso " Postal de Natal ", entregámos diplomas às autoras dos postais finalistas e um prémio à aluna vencedora. Muitos parabéns a todos!

Visita do cartoonista Luís Afonso

Imagem
No dia 17 de Dezembro recebemos a visita do cartoonista Luís Afonso. As turmas do 7º Ano e do 12º Ano (Artes) apreciaram alguns cartoons e a técnica de desenho deste cartoonista, colocando-lhe muitas questões. Luís Afonso mantém colaborações permanentes em A Bola , Público , Jornal de Negócios , Sábado e Sol . É autor dos livros Bartoon (1996), Selecção (1996), Bartoon 2 (1998), Bartoon 3 (2000), editados pela Contexto, e de Bartoon 10 anos (2003), Futebol por linhas tortas (2004) e Sociedade Recreativa (2005), editados pelas publicações Dom Quixote.

Leitora maratonista

Imagem
No final da sessão de comemoração do 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, entregámos um prémio à aluna que mais livros requisitou durante o 1º Período e que é precisamente do 9º Ano. Parabéns à Beatriz Melo , do 9º B! E boas leituras!

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Imagem
As turmas do 9º Ano da nossa escola comemoraram hoje o 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos . A sessão teve como apresentadoras a Inês e a Teresa do 9º A. Depois de uma breve resenha histórica, passaram-se em revista alguns artigos da Declaração, em Powerpoint, que nos falam da necessidade de combater todos os dias os atentados à violação desses Direitos, como comprovam as notícias lidas por vários alunos e outros textos (poemas incluídos) que denunciam o que está mal. "La ronde autour du monde", de Paul Fort, terminou a sessão.

A Ciência na Literatura Portuguesa

Imagem
No dia 12 de Dezembro, realizou-se na BE uma sessão para a turma B, do 7º ano, em que a professora Isolina Melo relembrou a figura do físico e poeta Rómulo de Carvalho/António Gedeão , terminando com a audição da Pedra Filosofal , ilustrada com o lançamento de bolinhas de sabão. No final, a directora de turma entregou um prémio ao aluno Rodrigo Rocha , do 7º B, vencedor do Concurso "A Ciência na Literatura Portuguesa".

As escolhas de ...

Imagem
Conceição Almeida e Sousa - Professora de Física

Florbela Espanca

Imagem
A Biblioteca não quis deixar de assinalar o aniversário do nascimento de Florbela Espanca com uma pequena exposição. Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa, em 1894 . Era filha de Antónia da Conceição Lobo, empregada de João Maria Espanca, que não a reconheceu como filha; porém, com a morte de Antónia em 1908, João e sua mulher Maria Espanca criaram a menina; o pai só reconheceria a paternidade muitos anos após a morte de Florbela. Florbela concluiu um curso de Letras em 1917, inscrevendo-se a seguir no curso de Direito, sendo a primeira mulher a frequentar este curso na Universidade de Lisboa. Em 1919 publica o Livro de Mágoas . É nessa época que Florbela começa a apresentar sintomas mais sérios de desequilíbrio mental. O Livro de Soror Saudade é publicado em 1923. A morte do irmão, Apeles (num acidente de avião), abala-a gravemente e inspira-a para a escrita de As Máscaras do Destino . Tentou o suicídio por duas vezes em Outubro e Novembro de 1930, na véspera

Concurso "A Europa na escola - 2008"

Imagem
O conto " Fotografia a preto e branco ", das alunas Ana Bernardino , Filipa Isidoro , Inês Gomes e Teresa Nogueira , alunas desta escola, foi galardoado com o 2º Prémio , a nível nacional, do Concurso " A Europa na escola - 2008 ". O Concurso decorreu no ano lectivo anterior, frequentando as alunas, na altura, o 11º ano. Actualmente pertencem à turma I do 12º Ano. Parabéns a todas! Fotografia a preto e branco Era uma tarde de Verão. O calor intenso que se fazia sentir no centro de Paris confinava-me às paredes da antiga casa do meu avô. Decidi então subir ao sótão e procurar alguns vestidos antigos que por lá estivessem guardados. Foi aí que, ao abrir uma arca, encontrei uma pilha de cartas, umas sobre as outras, velhas, sujas, gastas, perdidas no tempo. Havia, no entanto, uma fotografia que sobressaía entre os demais papéis: a imagem de um homem e de uma mulher com feições árabes, a preto e branco, não se afigurava muito vulgar. A fotografia estava assinada

As escolhas de ...

Imagem
Isolina Melo - Professora de Biologia

Semana da Cultura Científica

Imagem
Durante a semana passada, de 24 a 28 de Novembro, comemorámos a Semana da Cultura Científica com uma exposição alusiva à efeméride e o Concurso " A Ciência na Literatura Portuguesa ". Dos alunos participantes que preencheram correctamente os cinco boletins da semana, sorteámos um, e o vencedor é ... RODRIGO ROCHA , do 7º B . Parabéns! O prémio será entregue brevemente.