Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2009

Semana da Leitura 2009

Imagem
Este ano a Semana da Leitura decorre entre os dia 2 e 6 de Março. A nossa escola aderiu, mais uma vez, a esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura . Apresentamos a calendarização das actividades a realizar durante a semana. (Clicar para visualizar)

Exposição "Manuel de Oliveira - Imagens de juventude"

Imagem
Encontra-se patente no átrio do Bloco B, à entrada da biblioteca, uma exposição evocativa dos 100 anos do cineasta Manuel de Oliveira . Esta exposição, " Manuel de Oliveira - Imagens de Juventude ", foi cedida pela Biblioteca Municipal.

Exposição sobre Charles Darwin

Imagem
Tem estado patente na biblioteca uma exposição que assinala os 200 anos do nascimento de Charles Darwin , a 12 de Fevereiro de 1809. Filho de um médico de sucesso e da herdeira de uma das primeiras fortunas da Revolução Industrial, Darwin estava destinado a uma vida tranquila na província, como fidalgo ou clérigo. Mas a sua curiosidade pelo mundo natural reservar-lhe-ia uma vida extraordinária que mudaria para sempre a forma como vemos o mundo. A bordo do HMS Beagle , na sua épica viagem à volta do mundo, Darwin observou e explorou o mundo natural e, mais tarde, transformaria a sua casa de campo em Kent num autêntico laboratório, onde levaria a cabo uma série de experiências. Baseando-se numa vida inteira de observação e experimentação, concebeu uma teoria que explicava a origem da diversidade biológica e o processo pelo qual os seres vivos exibiam adaptações ao ambiente. Na Fundação Calouste Gulbenkian foi inaugurada, no dia 12, uma exposição intitulada " A evolução d

Tridimensionalidade de Obras de Arte

Nas vitrines do Polivalente, estão expostos os trabalhos realizados pelos alunos do 11º F , no âmbito da disciplina de Desenho A , coordenados pela professora Ana Vinhas , e subordinados ao tema " Tridimensionalidade de Obras de Arte ". Estão muito interessantes, não deixem de ver!

As escolhas de...

Imagem
Margarida Figueira - Professora de História

Exposição de Português

Imagem
Encontram-se expostos na Biblioteca os trabalhos dos alunos das turmas 10º C e 10º G elaborados no âmbito da disciplina de Português - Actividade de leitura integral - sob a orientação da professora Fátima Almeida.

Leituras em família

Imagem
Decorreu ontem, dia 5 de Fevereiro, a primeira sessão deste ano lectivo de " Leituras em Família ". Partindo da leitura de um excerto do conto das Mil e Uma Noites, " Ali Babá e os quarenta ladrões ", passado numa cidade da Pérsia, chegámos à aldeia de Urros, em Trás-os-Montes, pela mão de Miguel Torga e do seu conto " O Sésamo ". Pensamos que esta "viagem" tenha agradado a todos os convidados, pais e alunos. Esperamos realizar outras sessões brevemente.

Exposição sobre Agostinho da Silva

Imagem
Encontra-se patente no Bloco B uma exposição sobre o pensador português do séc. XX Agostinho da Silva , organizada pelo 10º Grupo B, com a colaboração do 5º Grupo. Agostinho da Silva nasceu no Porto em 1906. Dono de um percurso académico notável, de 1924 a 1928 cursou Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo concluído a licenciatura com 20 valores. Em 1929 defende a sua dissertação de doutoramento. Em 1931 parte como bolseiro para Paris, onde estuda na Sorbonne e no Collège de France. Após o seu regresso em 1933, lecciona no ensino secundário em Aveiro até 1935, altura em que é demitido por se recusar a assinar a "Lei Cabral" que obrigava todos os funcionários públicos a declararem por escrito que não participavam em organizações secretas. No mesmo ano vai estudar para Madrid. Em 1936 regressa a Portugal devido à iminência da Guerra Civil Espanhola. É preso pela polícia política em 1943, abandonando o país no ano segu

Você decide!

Imagem
A NASA está a convidar o público a votar num dos 6 objectos astronómicos candidatos a serem observados pelo Hubble , em homenagem ao Ano Internacional da Astronomia 2009 . As opções, que o Hubble ainda não fotografou antes, variam de galáxias longínquas a estrelas que estão a morrer. Os votos podem ser feitos até 1 de Março. O objecto que receber mais votos terá direito a ser fotografado pela câmara do Hubble que, numa imagem de alta resolução, revelará novos detalhes sobre ele. A divulgação acontecerá de 2 a 5 de Abril. Você decide ! Todos os entusiastas do espaço podem votar em http://youdecide.hubblesite.org/ .

Destaques da imprensa

Revista Visão , nº830, 29 de Janeiro a 4 de Fevereiro Gaza - Terra fértil para mártires (pág. 52 e ss.) é o artigo que seleccionamos esta semana. Porque não podemos esquecer nem ignorar. Conheça o testemunho daqueles que vivem na pele este conflito e observe as imagens. Na nossa biblioteca pode encontrar alguns livros sobre esta temática: Contra o fanatismo , de Amos Oz (cota: 32 OZ) Enrevistas no Centro do Mundo , de Henrique Cymerman (cota: 32 CYM) Palestina : Uma Nação Ocupada , de Joe Sacco (cota: 941/99 SAC) Palestina : Na Faixa de Gaza , de Joe Sacco (cota: 941/99 SAC) O Perfume da nossa Terra : Vozes da Palestina e de Israel , de Kenizé Mourad (cota: 82-3 MOU)

Pilha de livros

Imagem
Aqui ficam algumas sugestões de leitura nesta pilha de livros. Na biblioteca, à espera de si ...