Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2010

Semana da Leitura

Na disciplina de Oficina de Multimédia B , a professora Marina Pacheco lançou um desafio aos alunos do 12º F : elaborarem um Cartaz para a Semana da Leitura . Apresentam-se a seguir os trabalhos realizados. Depois de difícil escolha, o primeiro que é apresentado foi o seleccionado como  Cartaz da Semana da Leitura 2010 da nossa escola. Queremos, no entanto, expressar o nosso apreço por todos os belíssimos cartazes realizados. Muitos parabéns a todos! Semana Da Leitura 2010 View more presentations from Marinap68 .

Encontro de Professores Bibliotecários

No passado dia 9 de Fevereiro realizou-se, na Mealhada, um encontro de professores bibliotecários  cuja actividade é coordenada pela Drª Helena Duque. Depois de, na parte da manhã, se debaterem aspectos ligados à implementação do Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares, o Dr. Carlos Pinheiro, coordenador interconcelhio da zona de Cascais, foi convidado, na parte da tarde, a apresentar uma comunicação sobre as potencialidades do ambiente WEB 2.0 para as Bibliotecas Escolares. Reproduzimos aqui essa comunicação: A Biblioteca Escolar e a Web 2.0 View more presentations from Carlos Pinheiro .

Semana da Leitura

Imagem

Semana da Leitura

Imagem

Semana da Leitura

Imagem

Exposição de Expressão Plástica - 8º A, B e C

Imagem
No átrio do Bloco B, encontram-se expostas " Esculturas de Animais ", trabalhos realizados pelos alunos das turmas  A , B e C do 8º Ano , na disciplina de Expressão Plástica.   As esculturas de animais em pasta de moldar ou argila permitiu aos alunos o desenvolvimento de competências visuais e manuais mais assertivas, sensibilizando-os para a estrutura, a forma e outros elementos que permitem conhecer e diferenciar os animais e outras formas que fazem parte do mundo em que vivemos.

Exposição de Expressão Plástica - 9º B e C

Imagem
No átrio do Bloco B, encontra-se a exposição   "Sistemas do Corpo Humano  com materiais reutilizáveis ", com trabalhos realizados pelos alunos das turmas  B e C do 9º Ano , na disciplina de Expressão Plástica . Estes trabalhos sobre o organismo do homem contemplam, mais uma vez, a sensibilização dos alunos para a reutilização de materiais, com a intenção de despertar a sua consciência cívica e plástica face a materiais e objectos considerados “lixo”, mas que afinal podem ser reinventados! Por outro lado, aborda-se o tema do corpo humano e dos seus sistemas de funcionamento através de uma abordagem mais “lúdica”, reforçando o seu conhecimento científico.

Exposição de Inglês do 9º C

Imagem
Encontra-e no átrio do Bloco B a Exposição " A Tour of European Capitals " realizada pelos alunos do 9º C, no âmbito da disciplina de Inglês . Também o 9º B realizou trabalhos sobre a mesma temática, " A day tour in a European City ", que podem ser vistos aqui .

Semana da Leitura

Imagem

Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase

Imagem
A segunda fase do CNL, no distrito de Coimbra, vai decorrer na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 14 de Abril (4ª feira), pelas 14h 30m. Os livros seleccionados para o 3º Ciclo são: Cão como nós , de Manuel Alegre O casamento da minha mãe , de Alice Vieira Os dois livros encontram-se disponíveis na biblioteca da nossa escola. Boas leituras!

Sugestão de leitura

Imagem
Mandela, Meu prisioneiro, meu amigo , de James Gregory A história real de uma amizade única. África do Sul, 1968. Vinte e cinco milhões de negros vivem sob a dominação de uma minoria branca. Sob o regime brutal do apartheid, os negros não têm o direito de votar, liberdade de movimento, acesso à educação nem o direito de possuir terras, empresas ou mesmo habitação. Determinada a não largar o poder, essa minoria branca aprisiona os líderes negros em Robben Island. James Gregory, um africânder típico, racista e crente nas virtudes do apartheid passou a infância numa quinta em Transkei onde aprendeu a falar as línguas xhosa e zulu. Essa característica fez dele o homem ideal para o cargo de guarda prisional em Robben Island, tendo sido encarregado de vigiar o preso Nelson Mandela e os seus companheiros. Mas, ao conhecer melhor Nelson Mandela , Gregory começa a questionar o sistema de apartheid e torna-se progressivamente o defensor de uma África do Sul livre e democrática. Mandela, Meu Pris

Dia dos Namorados

Imagem
O Dia dos Namorados foi assinalado com trabalhos realizados em várias disciplinas que se encontram expostos na biblioteca e átrio do Bloco B: Português -  10º A e 10º H Espanhol - 10º B e 10º H Francês -  7º B , 11º A , 11º E , 11º F e 11º I

Encontro com Sandra Carvalho

Ontem, dia 11 de Fevereiro, esteve na nossa escola a escritora de Literatura Fantástica Sandra Carvalho . Foi uma sessão muito interessante e inspiradora em que, depois da apresentação feita por alguns alunos do 9º C , a escritora falou de si e da sua obra. Realçou o quanto gostava de ler e escrever desde muito nova e como isso influenciou a escrita dos seus livros. Falou aos alunos das culturas celta e viking retratadas na Saga das Pedras Mágicas , dos ambientes e das personagens. Confidenciou o desafio que constituiria para si, um dia mais tarde, basear-se na rica história de Portugal. Para todos, ficou a mensagem de como um sonho se pode tornar realidade! Obrigada, Sandra Carvalho! Sandra Carvalho View more presentations from Biblioteca Quinta das Flores .

Dia Europeu da Internet Segura 2010

Imagem
No próximo dia 9 de Fevereiro celebra-se o Dia Europeu da Internet Segura 2010 , subordinado ao tema "Pensa antes de publicares!". A iniciativa, criada pela Comissão Europeia em 2003, pretende sensibilizar a população em geral e as crianças e os jovens em particular para o uso seguro e responsável da Internet.

Morreu Rosa Lobato de Faria

Imagem
Na terça-feira, dia 2 de Fevereiro, morreu Rosa Lobato de Faria . Tinha 77 anos. Embora tenha criado guiões televisivos, letras para canções, poemas e papéis na TV e cinema, só revelou a sua faceta de escritora depois dos 63 anos. Publicou 12 romances em 15 anos. O essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos , de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer , veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2007) e As Esquinas do Tempo (2008). É também autora de diversos livros infantis. Está traduzida em Espanha, França e Alemanha e representada em várias colectâneas de contos, em Portugal e no estrangeiro. Em 2000, obteve o Prémio Máxima de Literatura. Nota : a vermelho os livro

Exposição de trabalhos do 12º F

Imagem
" Tratamento da mancha explorando a vectorização de uma imagem fotográfica " Encontram-se expostos no átrio do Bloco B os trabalhos dos alunos do 12º F sobre esta temática, realizados em Oficina de Multimédia B , orientados pela professora Marina Pacheco. Vectorização View more presentations from Marinap68 .