Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2010

Encontro com a escritora Ana Saldanha na BMC

Ana saldanha View more presentations from Biblioteca Quinta das Flores . No passado dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro , decorreu, na Casa Municipal da Cultura, um encontro com a escritora Ana Saldanha , no âmbito das comemorações desta efeméride pela Rede de Bibliotecas de Coimbra. A nossa escola participou com a turma A , do 7º Ano , que preparou a obra O Sam e o Som: duas alunas leram alguns excertos em português e inglês, enquanto outras projectavam desenhos alusivos à obra, com acompanhamento musical de outro grupo de colegas. Foi um momento espectacular, que a todos cativou, e através do qual os nossos alunos homenagearam a escritora.

Exposição "25 de Abril"

Imagem
Encontra-se patente no átrio do Bloco D uma exposição comemorativa do 25 de Abril, da responsabilidade do Grupo de História. Não deixem de visitar!

Livros e leitura

Pedro Tochas numa divertida promoção da leitura...

Dia Mundial do Livro - 23 de Abril

Imagem

Concurso de Fotografia

Imagem
CONCURSO DE FOTOGRAFIA “OLHARES/LEITURAS” No âmbito da comemoração do DIA MUNDIAL DO LIVRO , a Biblioteca Escolar, em colaboração com o professor José Pedro Fernandes, promove a realização da 2ª edição do Concurso de Fotografia . Regulamento 1. O Concurso está aberto a todos os elementos da comunidade escolar. 2. Serão aceites fotografias inéditas e de autor individual que abordem a temática “ Olhares/Leituras ”. 3. Apenas serão aceites fotografias em suporte digital, no máximo de três por concorrente, que deverão ser enviadas para o e-mail da biblioteca ( be.cre.quintadasflores@gmail.com ) até ao dia 14 de Maio de 2010. 4. No e-mail enviado com a(s) fotografia(s) em anexo, deverá constar o título de cada fotografia bem como a identificação do autor (nome do fotógrafo concorrente e, no caso dos alunos, o ano e a turma). 5. O júri, constituído pela equipa da Biblioteca e pelo professor José Pedro Fernandes, tornará público o resultado no dia 21 de Maio. 6. A

Sugestão de leitura

Imagem
Pelas tuas mãos , de Ana Andrade Como referenciámos anteriormente, este é o livro de estreia da jovem escritora Ana Andrade, que esteve no dia 16 na nossa escola. Este livro fala de um menino chamado Kudijimbe que vive em África e pensa que se conhece a si próprio, mas que vem a descobrir que tudo aquilo que lhe contaram sobre a sua vida e a sua família é uma mentira. Com todas as mortes na sua família, Kudijimbe apenas ficou com os seus amigos e com eles descobriu os segredos que a sua história escondia. Para ficarem a conhecer todas as peripécias deste menino africano e de como a amizade pode ligar pessoas de diferentes culturas, requisitem o livro na nossa BE e passem uns agradáveis e emocionantes momentos de leitura!

Exposição "Anfíbios: uma pata na água, outra na terra"

Imagem
Neste Ano Internacional da Biodiversidade, uma exposição a visitar. Podem informar-se aqui .

Exposição "O Bispo Negro"

A Exposição " O Bispo Negro ", de que demos conta neste blogue e tem estado patente na Biblioteca Municipal de Coimbra até amanhã, dia 21 de Abril, foi também noticiada pela nossa coordenadora interconcelhia no blogue da RBE. Podem ver a notícia aqui .

Encontro com a jovem autora Ana Andrade

Apresentação ana andrade View more presentations from Biblioteca Quinta das Flores . Hoje recebemos a visita da jovem escritora Ana Andrade que nos veio apresentar o seu primeiro romance,  Pelas tuas mãos . A frequentar o 11º Ano da Escola Secundária de Barcelinhos, a Ana partilhou, com três turmas do 10º Ano da nossa escola, a sua experiência de escrita e os desafios e obstáculos que teve que enfrentar até à publicação do livro. Durante a sessão deixou bem vincada a ideia de que cada um deve aproveitar o que tem de melhor dentro de si, no sentido de concretizar os seus sonhos e alcançar a sua realização pessoal. Obrigada à Ana pelo exemplo e incentivo que nos deixou e desejamos-lhe muito sucesso e felicidades no seu percurso de vida!

Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase - Cantanhede

Imagem
No âmbito das actividades do PNL, realizou-se hoje a segunda eliminatória do Concurso Nacional de Leitura – Fase Distrital de Coimbra, no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede. A nossa escola foi representada pelo aluno Eduardo Nunes , do 8º B . As actividades iniciaram-se às 14h30m e, após a saudação inicial proferida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, os alunos concorrentes realizaram a primeira prova acerca das duas obras em estudo – Cão com nós, de Manuel Alegre e O casamento de minha mãe, de Alice Vieira. Seguiu-se uma visita à Biblioteca Municipal e, por fim, a preparação da leitura expressiva de três textos. Parabéns ao nosso concorrente!                                         

Nova tecnologia de leitura

Exposição na BMC

Imagem
Até ao dia 21 de Abril, está patente na Biblioteca Municipal de Coimbra uma Exposição comemorativa dos 200 anos do nascimento de Alexandre Herculano , com trabalhos realizados por alunos de algumas escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra. A actividade desenvolvida foi a ilustração do conto “ O Bispo Negro ”, de Alexandre Herculano. A nossa escola participou com trabalhos dos alunos do 12º F, elaborados na disciplina de Desenho A, sob orientação da professora Ana Vinhas, sendo deles os desenhos maiores dos cartazes impressos em A0, bem como os cartazes de abertura da exposição. Parabéns a todos, professores e alunos das escolas envolvidas, pelo magnífico trabalho desenvolvido para esta lindíssima exposição! Não deixem de a visitar!

Dia Internacional do Livro Infantil

Imagem
A DGLB assinala esta data com a publicação de um cartaz da autoria de Madalena Matoso, vencedora da 13ª edição do Prémio Nacional de Ilustração. O IBBY (International Board on Books for Young People) divulga anualmente uma mensagem de incentivo à leitura dirigida às crianças de todo o mundo. Este ano coube à escritora espanhola Eliacer Cansino (Sevilha, 1954) a redacção da mensagem ( tradução para português). Boas férias da Páscoa ! Boas leituras!