Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2010

Lendo poesia

Imagem
Realizou-se hoje a penúltima sessão de leitura de poemas, sendo o tema desta segunda-feira Felicidade/Alegria , que nos deram a conhecer mais alguns poetas como Nuno Júdice, Ary dos Santos e David Mourão-Ferreira. Leram os alunos Marta Carvalho e Teresa Queirós , do 10º A , Diana França , João Nuno e Rita Gonçalves , do 12º C .

Menu Felicidade/Alegria

Open publication - Free publishing - More poesia

Lendo poesia

Imagem
Continuam as leituras sobre a Solidariedade , desta vez pelos alunos Andreia , Constança Meunier e Sara Amaro , do 10º H , e João Miguel Silva , do 12º H , que brindaram os assistentes com poemas de Alexandre O'Neill, Miguel Torga e Carlos Drummond de Andrade.

Sugestão de leitura

Imagem
Meia hora para mudar a minha vida , de Alice Vieira O título foi “roubado” à canção da brasileira Adriana Calcanhotto. A história foi “roubada” a uma comunidade de actores de teatro que em tempos terá habitado a Academia de Santo Amaro, em Lisboa. Alice Vieira conta a história de uma menina, chamada Branca, que nasceu no meio de uma enorme salva de palmas e passou a infância entre o palco, os ensaios e as personagens vivas de uma companhia de teatro. Entretanto, teve de ser “salva” desse ambiente por duas assistentes sociais... Mas Branca há-de crescer. E voltar a casa. Acabadinho de chegar à nossa BE!

Exposição de trabalhos dos alunos dos 10º e 11º anos de Artes Visuais

Imagem

Sugestão de leitura

Imagem
Mataram o Sidónio , de Francisco Moita Flores Um romance que vem da história. Sidónio Pais é assassinado na estação do Rossio em Dezembro de 1918. A tragédia ocorreu quando Lisboa estava a braços com a pneumónica, a mais mortífera epidemia que atravessou o séc. XX e, ainda, na ressaca da Primeira Guerra Mundial. Moita Flores apresenta, em Mataram o Sidónio , um confronto com esse tempo e as verdades históricas que ao longo de décadas foram divulgadas, onde o leitor percorre os medos e as esperanças mais fascinantes dessa Lisboa republicana que despertava para a cidade actual. Acabado de chegar à Biblioteca!

Lendo poesia

Imagem
Desta vez o tema foi a Solidariedade . Foram lidos poemas de, por exemplo, Eugénio de Andrade, António Gedeão e Mário Dionísio pelos alunos Edwina Fazenda e Beatriz Melo , do 10º H , e João Costa , Tânia Monteiro e Tânia Pinto , do 12º C . Foi mais um momento de partilha e sensibilização poética, a continuar na próxima quarta-feira.

Menu Solidariedade

Open publication - Free publishing - More solidariedade

Exposição de trabalhos dos alunos dos 10º e 11º anos de Artes Visuais

Amanhã, dia 24 de Maio , pelas 16:30h , no Bloco D da nossa escola, é inaugurada uma exposição de trabalhos dos alunos dos 10º e 11º anos de Artes Visuais , tendo como tema a elaboração de um Projecto para o Altar da Igreja S. João Baptista de Coimbra , sob orientação das professoras Sílvia Almeida e Teresa Ruas . A inauguração da exposição vai contar com a presença do Pároco da Igreja, bem como alguns elementos dessa comunidade religiosa.

Concurso de Fotografia

Imagem
O Livro da Paz Dada a qualidade das fotografias apresentadas, não foi fácil a escolha. Mas já temos vencedora! É a aluna Inês Filipe Rocha , do 7º A , com a fotografia " O Livro da Paz ". Muitos parabéns à Inês! Na próxima semana será entregue o respectivo prémio.

Lendo poesia

Imagem
Hoje houve mais um "intervalo poético" na nossa BE. Às 10 horas, os alunos Maria e Gonçalo Melo , do 10º C , Elisa David , do 12º H e Ana Marta Monteiro e João Costa , do 12º J encantaram todos os presentes com uma leitura muito expressiva de mais alguns poemas sobre o Amor!

Tríptico comemorativo do Centenário da Implantação da República

Imagem
Tríptico alusivo ao Centenário da República Portuguesa Exposição na Casa Municipal da Cultura O tríptico apresentado e intitulado como “ O Triunfo ” é alusivo à comemoração dos cem anos da implantação da República Portuguesa (de 1910). Assim, recorri ao momento do regicídio registado a 1 de Fevereiro de 1908 e procurei através dele, elaborar composição que conseguisse envolver várias ideias e transmitir uma só mensagem. Com efeito, optei por representar, aliada à morte das figuras reais monárquicas, uma alusão ao progresso do movimento republicano. Desta forma, pensei em representar uma mão (vinda do exterior), como a mão do assassino desconhecido que transporta consigo uma arma, a arma do crime que tirou a vida ao real monarca (Rei D.Carlos I, na divisão central) e ao súbdito (D. Luís Filipe, na divisão direita). Optei por representar o disparo da pistola quase de uma forma hiperbólica (ao “furar” os corpos do príncipe e do rei, respectivamente) de modo a acentuar o i

Painel comemorativo do Centenário da Implantação da República

Imagem
Turma do 12º F, de Artes - Oficina de Artes Professor responsável - Carla Jorge

Concurso de Fotografia

Imagem
Aqui estão as fotografias concorrentes ao Concurso de Fotografia . Parabéns a todos! Na próxima sexta-feira será revelada a fotografia vencedora.

Exposição "Viva a República: um olhar (das escolas) - 100 anos depois"

Imagem
Ontem, dia 17 de Maio, foi inaugurada a Exposição " Viva a República: um olhar (das escolas) - 100 anos depois ", na Galeria Pinho Dinis, na Casa Municipal da Cultura. A nossa escola participou neste evento com a presença da turma I , do 11º Ano , que assistiu em seguida à Conferência " Os símbolos da República " pelo Prof. Doutor Amadeu Carvalho Homem . O orador, partindo do Cartaz desta efeméride (elaborado pela nossa aluna Raquel Pissarra, do 12º F), explicou, entre outras coisas, o facto de a República ser representada por uma figura feminina desnuda, bem como a simbologia das cores da bandeira. Foi uma palestra muito interessante do ponto de vista científico e pedagógico para o público jovem, acentuada pela fácil comunicabilidade e clareza do orador. Mais uma vez, recomendamos que visitem esta exposição tão interessante , patente até ao dia 7 de Junho , e que revela o empenho, interesse e dedicação dos alunos e professores das escolas da Rede de

Teatro - O Velho da Horta

Imagem
Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Hybris - Grupo de Teatro da nossa escola, coordenado pelo professor José Vieira Lourenço - participou no FESTEATRO, na Benedita. O trabalho " O Velho da Horta ", conhecido texto de Gil Vicente, será igualmente apresentado na VI Mostra de Teatro de Coimbra, em 21 de Maio de 2010, na Oficina Municipal de Teatro. O " Velho da Horta " é um dos textos vicentinos mais representados. A história é muito conhecida: um homem já velho apaixona-se perdidamente por uma moça que foi buscar hortaliça à sua horta. Levado por uma alcoviteira, irá gastar toda a sua fortuna sem conseguir os seus intentos. A adaptação feita recria a história introduzindo novos quadros e personagens, procurando denunciar a alcoviteirice contemporânea, criando um velho modernaço facilmente enganado e roubado. No projecto apresentado integra-se também o Grupo de Dança , coordenado pelo professor Rui Monteiro. O cenário foi criado pela professora Ana Vinhas. Parab

Lendo poesia

Imagem

Menu Amor

Open publication - Free publishing - More poesia

Exposição na BMC

Imagem
Open publication - Free publishing - More republica

Lendo poesia

Imagem
Os alunos Carolina Rocha e Francisco Monteiro , do 10º B , João Rodrigues e Tiago Mota , do 12º H e João André Sousa do 12º C leram poemas alusivos à Natureza , partilhando momentos de agradável sabor poético.

Menu Natureza

Open publication - Free publishing - More poesia

Poesia à la carte

Imagem
De 5 de Maio a 6 de Junho, a Biblioteca oferece poesia para todos os gostos e paladares. Os alunos das turmas A, B, C e H do 10º Ano e C e H do 12º Ano , com as respectivas professoras de Português, Antonieta Mendonça e Florbela Moura, seleccionaram poemas alusivos a cinco temas, um por semana: Natureza , Amor , Solidariedade , Alegria/Felicidade e Paz . Às 2ª e 4ª feiras de cada semana, no intervalo das 10h, alguns alunos destas turmas lêem poemas na Biblioteca, com fundo musical. O Menu temático da semana orienta na escolha dos poemas que são "servidos" na mesa posta para o efeito.   Esperamos que esta actividade sensibilize os nossos alunos para a fruição da palavra poética, deixando-se levar pela sua magia e musicalidade. Parabéns às professoras e alunos envolvidos! Aos restantes elementos da nossa escola desejamos agradáveis momentos de sabor poético!

Campanha de incentivo à leitura

Concurso de Leitura Expressiva

Imagem
No dia 21 de Abril realizou-se na nossa Biblioteca a final do Concurso de Leitura Expressiva : um texto em prosa, excerto de O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry e o poema Liberdade , de Fernando Pessoa. Hoje entregámos os prémios às alunas vencedoras: o livro de Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas, à aluna Margarida Ferreira , do 7º A e o último romance da escritora Alice Vieira, Meia hora para mudar a minha vida , à aluna Eva Fontes , do 8º C . Parabéns às duas, cuja leitura expressiva nos surpreendeu e esperamos que continuem a participar nestes desafios! Deixamos aqui o incentivo a todos os alunos para se inscreverem e participarem nas actividades que vamos promovendo.