Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2010

Concurso "Um Conto de Natal"

Open publication - Free publishing - More natal CONCURSO “UM CONTO DE NATAL” - 2010 REGULAMENTO 1. Âmbito O presente regulamento define as condições de participação, selecção e prémios do concurso “Um Conto de Natal”- 2010, promovido pela Biblioteca Escolar. 2. Objectivos   • Fomentar hábitos de escrita que proporcionem prazer e autoconfiança   • Incutir o gosto pela literatura   • Divulgar a criatividade da comunidade escolar 3. Temática O tema é o Natal. O tipo de texto é o de conto literário. 4. Participantes Pode participar toda a comunidade escolar. São criados três escalões:   a) 1º escalão – alunos do 3º ciclo   b) 2º escalão – alunos do ensino secundário   c) 3º escalão – docentes e funcionários 5. Condições de admissão Cada concorrente pode apresentar a concurso um ou dois contos, que poderão ter até seis páginas A4, passados obrigatoriamente a computador (tipo de letra Times New Roman, tamanho 12), assinado por um pseudónimo e com indicação do respec

Halloween

Imagem
Entre bruxinhas, abóboras e aranhas, a nossa Escola também festeja o Halloween, recordando uma tradição dos países anglo-saxónicos que tem origem nos antigos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha em tempos muito recuados. Os trabalhos foram realizados na disciplina de Inglês. A BE oferece aos alunos participantes  um Marcador de Leitura alusivo à efeméride. A entrega dos prémios e dos Marcadores de Leitura será feita no dia 3 de Novembro, às 10 h, na biblioteca.

Visitas guiadas à BE

Open publication - Free publishing - More livros Durante este mês de Outubro, realizaram-se visitas guiadas à Biblioteca para quase todas as turmas da escola. Os alunos ficam a conhecer o novo espaço e as regras do seu funcionamento, o modo como os documentos se encontram organizados e arrumados e a forma de lhes aceder através da pesquisa no catálogo informatizado. Para melhor orientação dos alunos é-lhes facultada, durante a visita, uma fotocópia com o quadro identificativo das classes da CDU (Classificação Decimal Universal) e os respectivos pictogramas realizados por alunos de Artes da nossa escola.

Formação PORDATA

Imagem
A professora bibliotecária e 4 alunos da escola estiveram presentes numa sessão de formação sobre a base de dados PORDATA , que decorreu na Escola Secundária D. Duarte. Esta formação, que todos acharam muito útil e interessante, teve por objectivo a apresentação da PORDATA , Base de Dados Portugal Contemporâneo , e de linhas orientadoras para a sua consulta e rentabilização, pretendendo-se uma posterior divulgação junto de outros alunos da escola e sua utilização em projectos por eles desenvolvidos. O blogue da RBE noticiou a sessão. Podem aceder à notícia da formação em http://rbe.blogspot.com/2010/10/formacao-pordata-em-coimbra.html .

Exposições de Geografia

Imagem
À entrada da biblioteca encontram-se duas exposições de trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Geografia. Uma intitula-se " Locais Turísticos de Coimbra " e foi elaborada pelos alunos do 9º ano , no âmbito do estudo do tema "As actividades económicas", subtema "Turismo". A outra intitula-se " Agricultura em Portugal " e os trabalhos, realizados pelos alunos do 11º I, inseriram-se no tema "Fragilidades dos sistemas agrários" .   

Dia da Hispanidade

Imagem
Têm estado expostos, à entrada da biblioteca, os trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 8º C , 10º F, G, I e H e 11º B e H , no âmbito da disciplina de Espanhol (Iniciação) , para comemorar o Dia da Hispanidade (12 de Outubro).  

Concurso de Fotografia

CONCURSO DE FOTOGRAFIA "As Diferentes Faces da Pobreza” No âmbito da comemoração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, o Clube Europeu e a Biblioteca Escolar promovem a realização de um Concurso de Fotografia. Regulamento 1 . O Concurso está aberto a todos os elementos da comunidade escolar. 2. Serão aceites fotografias inéditas e de autor individual que abordem a temática “As Diferentes Faces da Pobreza” (pobreza e exclusão social). 3. Apenas serão aceites fotografias em suporte digital, no máximo de três por concorrente, que deverão ser enviadas para o e-mail da biblioteca (be.cre.quintadasflores@gmail.com) até ao dia 31 de Outubro de 2010. 4. No e-mail enviado com a(s) fotografia(s) em anexo, deverá constar o título de cada fotografia bem como a identificação do autor (nome do fotógrafo concorrente e, no caso dos alunos, o ano e a turma). 5. O júri, constituído pela equipa da Biblioteca e pelo Clube Europeu, tornará público o resultado no dia

Exposição "Ilustração de uma Capitular"

Imagem
Encontram-se expostas na Biblioteca as ilustrações de Capitulares realizadas pelos alunos do 10º F , no passado ano lectivo, com base nos livros Alice no País das Maravilhas , Coraline e El-rei Tadinho, sob orientação da professora Sílvia Almeida . As ilustrações estão lindíssimas, não deixem de visitar esta exposição!

Outubro, Mês da Biblioteca Escolar

Open publication - Free publishing - More outubro Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar , este ano subordinado ao tema   Diversidade Desafio Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar ("Diversity Challenge Resilience Libraries have it all").

Concurso "Quem é a figura?"

Imagem
Neste concurso aparece semanalmente uma figura que os alunos concorrentes têm que identificar, indicando alguns dados sobre ela. Na primeira semana a personagem escolhida foi Manuel de Arriaga e a vencedora foi a aluna Isa Raquel da Costa Ramalho , do 8º C , que recebeu um DVD como prémio. No boletim de resposta a Isa diz que "Manuel José de Arriaga Brum da Silveira nasceu na Horta, Ilha do Faial, Açores, a 8 de Julho de 1840, e é conhecido porque foi o primeiro Presidente da 1ª República, um bom político graças aos seus grandes discursos e por ser um grande advogado e orador". Parabéns, Isa Raquel!

Recordando John Lennon

Imagine John Lennon   Imagine there's no heaven It's easy if you try No hell below us Above us only sky Imagine all the people Living for today Imagine there's no countries It isn't hard to do Nothing to kill or die for And no religion too Imagine all the people Living life in peace You may say I'm a dreamer But I'm not the only one I hope some day You'll join us And the world will be as one Imagine no possessions I wonder if you can No need for greed or hunger A brotherhood of man Imagine all the people Sharing all the world You may say, I'm a dreamer But I'm not the only one I hope some day You'll join us And the world will live as one

Concurso de Tradução

Imagem
Realizou-se no dia 29 de Setembro um Concurso de Tradução ( Inglês - Português ), no âmbito da comemoração do Dia Europeu das Línguas , promovido pelo 9º Grupo (Inglês/Alemão). A aluna Joana Melo, do 12º L,  foi a vencedora, traduzindo um texto da "Current", tendo-lhe sido atribuído o respectivo prémio. Parabéns!

Prémio Nobel da Literatura 2010

Imagem
A Academia Sueca atribuiu o Prémio Nobel da Literatura de 2010 ao escritor peruano Mario Vargas Llosa , justificando-o "pela sua cartografia das estruturas de poder e pelas suas imagens mordazes da resistência, revolta e derrota dos indivíduos". Jorge Mario Pedro Vargas Llosa naceu em Arequipa, Perú, no dia 28 de Março de 1936. Apesar de ter nascido no Perú, conta com nacionalidade espanhola.  Mario Vargas Llosa recebe o 103.º Prémio Nobel da Literatura , atribuído pela primeira vez em 1901. É o 11.º autor de língua espanhola a receber a distinção, depois de laureados como Camilo Jose Cela (1989), Gabriel Garcia Marquez (1982), Pablo Neruda (1971) ou Gabriela Mistral (1945). O autor de língua espanhola que mais recentemente venceu o Nobel literário foi o mexicano Octavio Paz, em 1990. Na nossa biblioteca existem três livros deste autor : A Tia Júlia e o Escrevedor (1977) O Paraíso na Outra Esquina (2003) Travessuras da Menina Má (2006). O JL publica uma entrevista com o e

Palestras na BMC

Imagem

Centenário da República

Imagem
A exposição comemorativa do centenário da implantação da República que se encontra patente na nossa escola é um projecto do 10º Grupo A (História) e do 5º Grupo (Artes Visuais). Os trabalhos dos alunos de História foram elaborados pelas turmas A, B e C do 9º Ano. O Tríptico e o Painel foram elaborados no passado ano lectivo pelos alunos de Artes do 12º F, respectivamente nas disciplinas de Desenho e Oficina de Artes, e fizeram parte da exposição organizada em Maio passado, na BMC, pela Rede  de Bibliotecas de Coimbra.