Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2011

Sugestão de leitura

Imagem
A Mão de Fátima , de Ildefonso Falcones A história de um jovem dividido entre duas religiões e dois amores, em busca da sua liberdade e da do seu povo, na Andaluzia do séc. XVI. 1568. Depois de derrotada por Isabel, a Católica, a comunidade muçulmana andaluza sobrevive com muitas dificuldades, sob a constante repressão dos Cristãos, mas depressa o descontentamento dá lugar a uma sanguinária revolta. Entre os revoltosos encontra-se Hernando, um jovem desprezado pelo seu próprio povo e maltratado por Brahim, o seu padrasto. Dotado de uma extraordinária habilidade para lidar com animais, Hernando salva a vida ao filho de uma jovem belíssima, Fátima.  A sua coragem e honestidade  granjeiam-lhe alguns inimigos, sobretudo o seu cruel padrasto que, aproveitando-se da morte do rei, consegue condenar Hernando à escravatura e desposar a bela Fátima, o grande amor do enteado. Brahim, na qualidade de lugartenente do novo monarca, parece inatacável, e Hernando parece condenado à desgraça…

Área de Projecto - 12º C, D e I

Imagem

Sugestão de leitura

Imagem
Solar , de Ian McEwan Mais uma vez, a capacidade de Ian McEwan para surpreender o leitor. A mesma liberdade e originalidade no que se refere ao estilo, às soluções narrativas e ao enredo. O tema das alterações climáticas - também ele inesperado numa obra de ficção de grande qualidade literária - serve de pretexto para a exposição das fragilidades humanas, individuais e colectivas. Permeada de humor e diálogos magistrais, a narrativa prende de imediato o leitor, permitindo-lhe uma auto-aprendizagem da qual retirará grande prazer.

Dar Poesia a Coimbra

Imagem
No âmbito da iniciativa " Dar Poesia a Coimbra ", da Rede de Bibliotecas de Coimbra, um grupo de alunas da nossa escola dinamizou uns momentos de poesia no CoimbraShopping, acompanhadas à viola por um colega. Foi uma forma de celebrar a Poesia nesta semana, partilhando-a com a comunidade exterior à escola. Parabéns às alunas participantes e professora que, com carinho e empenho, prepararam esta actividade!

Conferência "A floresta e a biodiversidade"

Imagem
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2011 como o Ano Internacional das Florestas , depois de 2010 ter sido o Ano Internacional da Biodiversidade. O tema para este ano, por sua vez, é “ Florestas para o Povo ”, sendo que foram escolhidas as florestas como protagonistas de 2011 pela importância com que se revestem e pela pressão a que estão sujeitas. O objectivo é sensibilizar para a gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas. Foi neste contexto que, no dia 21 de Março , foi dinamizada pelo Grupo de Geografia, em colaboração com a Biblioteca, uma Sessão sobre a Importância das Florestas , proferida pelo Professor Doutor António Campar de Almeida . Segundo a sua opinião, “é possível e desejável, para um país como Portugal, que apresenta uma taxa de 39% de ocupação de solo pela floresta e armazena o equivalente a 279.519 toneladas de CO2, que este recurso florestal seja cada vez mais potenciado e utilizado

Sugestão de leitura

Imagem
Marina , de Carlos Ruiz Záfon A história inesquecível que precedeu A Sombra do Vento . «Em Maio de 1980 desapareci do mundo durante uma semana. No espaço de sete dias e sete noites, ninguém soube do meu paradeiro.» «Não sabia então que o oceano do tempo mais tarde ou mais cedo nos devolve as recordações que nele enterramos. Quinze anos mais tarde, a memória daquele dia voltou até mim. Vi aquele rapaz a vaguear por entre as brumas da estação de Francia e o nome de Marina tornou-se de novo incandescente como uma ferida fresca. «Todos temos um segredo fechado à chave nas águas-furtadas da alma. Este é o meu.»

Concurso de Leitura Expressiva

Imagem
Decorreu hoje a sessão final do Concurso de Leitura Expressiva . Os alunos inscritos, do Básico e do Secundário, foram realizando as suas leituras de um texto poético e um texto narrativo.   Para o Básico foi escolhido o poema "Fala a Bela Adormecida", de Álvaro Magalhães e um excerto da obra "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luís Sepúlveda. Para o Secundário, o poema era de José Régio e o texto narrativo um excerto do livro "O Beco do Pânico" de Clovis Levi. Os alunos realizaram as suas leituras com empenho, coragem e alegria, e a tarefa do júri não foi facilitada. Mas, feito o cômputo das pontuações, eis os vencedores: Ensino Básico 1º lugar - Carolina Castanheira , 7º D 2º lugar - Pedro Alcoforado, 8º B 3º lugar - Isa Ramalho, 8º C Ensino Secundário 1º lugar - Francisco Soutinho , 10º C 2º lugar - Maria Catré, 11º A 3º lugar - Gonçalo Coimbra, 10º H A Biblioteca Escolar dá os parabéns a todos os concorrentes e faz v

Sugestão de leitura

Imagem
Livro , de José Luís Peixoto Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, Livro expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade. Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura.

Semana da Francofonia

Imagem
Open publication - Free publishing - More comemoracao

21 de Março - Dia Mundial da Árvore

Imagem
Para assinalar o Dia da Árvore e simultaneamente o Ano Internacional das Florestas e o Dia da poesia , a comunidade educativa (alunos, professores e funcionários) correspondeu ao desafio de criar uma árvore e o resultado está à vista: seis magníficas árvores, decoradas e coloridas, de modo a evidenciarem a alegria e a vida da Natureza e da palavra poética.

Concurso de Poesia "Há Poesia na Escola?"

Imagem
Já são conhecidos os resultados da fase concelhia deste Concurso de Poesia e a lista dos vencedores nos diferentes escalões é a seguinte: 1º Ciclo 1º Prémio – “ Livros “ – Inês Gonçalves, 3º ano, Turma 5, EB1 de Santa Apolónia , Agrupamento de Escolas da Pedrulha. 2º Prémio – “Sombra” – Joana Leonor, 4º D, nº 11, EB1 da Solum, Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro 3º Prémio -“Caixinha Mágica” – trabalho colectivo da EB1 de S. Martinho de Árvore, Agrupamento de Escolas de S. Silvestre 2º Ciclo 1º Prémio – “Eu, Abstracto” – Matilde de Sá Cordeiro Antunes Paz – 5º H, nº 14, EB 2,3 DrªMaria Alice Gouveia 2º Prémio – “Livre” – Maria Leonor, 6º B, nº 14 – EB 2,3 de Martim de Freitas 3º Prémio –“Um mundo outrora esquecido” – Ana Inês Amado, 6º B, nº 74, Colégio da Imaculada Conceição de Cernache 3º Ciclo 1º Prémio – “Grilhões com Asas” – Ana Sofia C.B.T. Carvalho, 9º 2, nº 2, Escola Secundária c/3º José Falcão 2º Prémio –“Navegar” – Sofia Seabra Gomes, 8º A, nº 827, Colégio d

Sugestão de leitura

Imagem
Os livros que devoraram o meu pai , de Afonso Cruz Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. O filho de Vivaldo Bonfim quer encontrar o pai. Sempre lhe tinham dito que ele sofrera “um enfarte”, mas no dia do seu 12.º aniversário ficou finalmente a saber a verdadeira história: o pai desapareceu precisamente no livro A Ilha do Dr. Moreau , de H. G. Wells. Mas não foi por aí que Elias (o filho) começou a procurá-lo. “Percebi que deveria começar devagar, por outros livros, em vez daquele fatal, o livro que devorou o meu pai. E durante o primeiro semestre desse ano lectivo fui lendo livro atrás de livro, aprendendo a perder-me nessas leituras.” Uma viagem culta e comovente que percorre clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras. Afonso Cruz recebeu com esta obra o pr

"De Ombro na Ombreira" - Poesia de Alexandre O'Neill

Imagem
No âmbito da Semana da Leitura , o Dia da Poesia foi assinalado com o espectáculo " De ombro na ombreira ", pelo Grupo ProjectoD , que nos brindou com poesia de Alexandre O'Neill. O espectáculo cruzou linguagem corporal com linguagem poética numa coreografia muito apelativa e expressiva que espicaçou o espírito crítico dos alunos. Dança e poesia entrelaçaram-se harmoniosamente neste espectáculo que encantou a todos, dando um sabor especial a este Dia da Poesia, início da Primavera! Desejamos os maiores sucessos para o Grupo!

Dar Poesia a Coimbra

Imagem
Dar Poesia a Coimbra Final

Semana da Leitura 2011

Imagem
Open publication - Free publishing - More leitura

Sessão "Os filhos da guerra colonial: pós memória e representações"

Imagem
A sessão reuniu três investigadoras do CES (Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra) e alunos do 12º ano do curso de Línguas e Humanidades da nossa escola. Destinou-se a divulgar o resultado de um trabalho de investigação desenvolvido no CES sobre " Os filhos da guerra colonial: pós memória e representações ". O projecto combina diferentes áreas (como a crítica literária, os estudos culturais, a psiquiatria e a sociologia), com o intuito de aprofundar algumas linhas críticas sobre a guerra colonial a partir de testemunhos de filhos de ex-combatentes que, embora sem terem experienciado o conflito, cresceram mergulhados em narrativas da guerra vivida pela geração dos seus pais. A discussão gerada em torno da apresentação do projecto possibilitou o aprofundar de conceitos de memória e pós-memória e avaliar o impacto da guerra colonial no imaginário português.

Exposição comemorativa do Dia do Pi

Imagem
 

Área de Projecto - 12º A e B

Imagem

Intercâmbio Maassluis - Coimbra

Open publication - Free publishing - More 2011 Entre os dias 11 e 17 de Março, a nossa escola recebe um grupo de alunos e professores holandeses do Reviuslyceum de Maassluis, no âmbito de um intercâmbio promovido pelo Clube Europeu.

Concurso de Poesia "Há Poesia na Escola?"

Imagem
Está apurado o vencedor da 1ª Fase do Concurso " Há Poesia na Escola?" , promovido pela Rede Concelhia de Bibliotecas de Coimbra. Na nossa escola só concorreram alunos do Ensino Secundário - 4º escalão - e o vencedor foi o aluno Gonçalo Coimbra , do 10º H , com o poema Homem de Abril . Em 2º lugar ficou a aluna Joana Maia , do 10º H, com o poema Assim é o Amor  e em 3º lugar, ex aequo, as alunas Nadejda Licova , do 10º C, com o poema É tão bom não ter juízo  e Beatriz Antunes Bento , do 10º A, com o poema Amor . Recebemos ainda poemas das alunas Daniela Amaro (11º F), Daniela Quatorze (12º D), Inês Teixeira (10º A), Maria de Albuquerque (10º C) e Patrícia Eloy Manta (10º H). Muitos parabéns a todos os concorrentes! O poema do Gonçalo Coimbra segue agora para a Fase Concelhia, onde o respectivo júri seleccionará os três melhores poemas por escalão/nível de ensino.

Dia Internacional da Mulher

Imagem
  Ainda no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher , os alunos de Sociologia do 12º J realizaram alguns trabalhos que se encontram expostos no hall de entrada.

Exposição "Um Charme de Mulher"

Imagem
No hall de entrada da escola, encontra-se a exposição " Um charme de Mulher : o glamour há cem anos ", cedida pela Biblioteca Municipal de Coimbra. Esta exposição, constituída por uma mostra de postais antigos de figuras femininas de chapéu, colecção particular do Dr. Paulino Mota Tavares, esteve patente na BMC no ano passado, de 8 a 19 de Março, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher . 

Exposição "A Todas Elas Diz NÃO"

Imagem
No âmbito da parceria Caminhos Cruzados entre a nossa escola e a Escola Secundária Avelar Brotero, encontram-se expostos, na Biblioteca, os trabalhos dos alunos das turmas  2 B e  2 C do 12º ano (Artes Visuais) da ESAB, orientados pelo professor Valdemar Mendes e realizados por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A exposição destes trabalhos intitulada " A Todas Elas Diz NÃO " assinala agora, entre nós, o Dia Internacional da Mulher . A Biblioteca agradece a colaboração dos alunos e professor destas turmas da Escola Secundária Avelar Brotero e do professor bibliotecário, Dr. José Alberto Moreno.

Encontro com Pedro Seromenho

Imagem
No dia 1 de Março, realizou-se um Encontro do escritor e ilustrador Pedro Seromenho com alunos do 7º ano da nossa escola e da Escola Básica EB 2/3 Drª. Maria Alice Gouveia. Esta iniciativa resultou de mais uma parceria entre as bibliotecas das duas escolas. A sessão iniciou-se com a apresentação da biografia do nosso convidado pelos alunos do 7ºE da EMAG. De seguida, foi a vez da leitura expressiva de excertos das obras “A Nascente de Tinta” e “O Reino do Silêncio” realizada por alunos das turmas 7ºB e 7ºA da EMAG. O reconto desta última obra foi então apresentado pela turma do 7ºA da ESQF, terminando com um trecho musical, simbolizando a alegria daquele reino que regressava finalmente ao mundo dos sons. E se todas as histórias se misturassem numa só? Foi o que aconteceu através da leitura expressiva de um texto elaborado pelos alunos do 7ºD da ESQF, a partir da leitura de três obras do escritor. Para finalizar, uma surpresa... um momento de rap! Saudado efusivamente, o es