Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2012

Prémios atribuídos pela SPA

Imagem
A cerimónia de entrega de prémios da Sociedade Portuguesa de Autores  decorreu ontem, no Centro Cultural de Belém, com a atribuição de prémios em muitas categorias. Na categoria de Literatura, os vencedores foram  T iago Veiga. Uma Biografia , de Mário Cláudio (categoria ficção narrativa) e  A Mão na Água que Corre , de José Manuel de Vasconcelos (categoria poesia).  Na literatura infanto-juvenil, o prémio para o melhor livro coube a  A casa sincronizada , de Inês Pupo e Gonçalo Pratas, com ilustraçãode Pedro Brito. Podem encontrar o livro A casa sincronizada (com CD em anexo) na nossa biblioteca. Boas leituras!

Exposição "Energias renováveis em Portugal"

Imagem
Considerando que a ONU elegeu o ano de 2012 como o " Ano Internacional da Energia Sustentável para todos ", foi proposto aos alunos das turmas E, F e G do 10º ano , na disciplina de Geografia A , que realizassem um estudo de caso sobre as Energias Alternativas em Portugal.

Pintura em acrílico sobre tela

Imagem
Encontram-se expostos no hall de entrada os trabalhos de Pintura em Acrílico sobre Tela , realizados pelos alunos do 9º ano , turmas B, C e D , na disciplina de Educação Visual .

Lançamento do livro "O Cancioneiro Musical de Penha Garcia"

Imagem
Teve hoje lugar, no Pequeno Auditório, o lançamento do livro " O Cancioneiro Musical de Penha Garcia ", da autoria do Dr. Flávio Pinho , professor do Conservatório de Música de Coimbra e assistente convidado do Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciado em Direito e em História pela Universidade de Coimbra, concluiu na Universidade Nova de Lisboa o mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas, com a dissertação que serviu de base ao livro agora publicado. Após o momento inicial de apresentação, a cargo do Diretor do Conservatório Dr. Manuel Rocha, o autor falou ao público da sua obra e da génese da sua elaboração, de como habitou as ruas, a gente, as vozes e o viver de Penha Garcia.  Fixando vozes e contextos do seu soar neste Cancioneiro, o autor cumpre assim o importantíssimo papel de transmissor de sinais de que a cultura depende para perdurar.  Felicitamos o Dr. Fávio Pinho pela publicação deste livro, tão enriqu

Inauguração da exposição "Metamorfoses" - 10º D

Imagem
Está patente no hall de entrada uma exposição de trabalhos dos alunos do 10º D , realizados na disciplina de Desenho A , sob a orientação da professora Ana Vinhas. O tema da exposição é " Metamorfoses " e insere-se no âmbito do módulo " Tridimensionalidade da Obra de Arte ". Os trabalhos apresentados resultaram de uma análise gráfica de anúncios, procurando identificar os meios, recursos ou sistemas usados para produzir profundidade e tridimensionalidade.

Correntes d'Escritas 2012

Imagem
A 13ª edição do Encontro Correntes d’Escritas , na Póvoa de Varzim, começou hoje, e da melhor forma: com o anúncio dos vencedores dos Prémios Literários.  Rubem Fonseca , com a obra Bufo e Spallanzani , é o vencedor do Prémio Casino da Póvoa . Filho e neto de portugueses, “e com muito orgulho”, Rubem Fonseca afirmou perentoriamente: “amo a língua portuguesa”. Esta manhã recordou “ Luís Camões e como, na minha casa de infância, o meu pai tinha livros apenas de poetas e prosadores portugueses". 

Zeca Afonso 25 anos depois

Imagem
Zeca Afonso , cantor e compositor português de forte intervenção política e social, faleceu no dia 23 de fevereiro de 1987. Vinte e cinco anos depois, os seus poemas e as suas músicas continuam a ser ouvidas, apreciadas e cantadas. Em Coimbra No âmbito das comemorações dos 25 anos sobre a morte de Zeca Afonso, a Associação Académica de Coimbra, a Associação Comercial e Industrial de Coimbra, e a Câmara Municipal de Coimbra ,  através da sua Divisão de Juventude ,  promovem,  de 20 a 24 de Fevereiro , a  SEMANA ZECA AFONSO   A  Exposição discográfica de Zeca Afonso,  que se prolonga  até dia 26 de Fevereiro  (domingo), pode ser visitada na  Praça do Comércio  das  10h00 às 22h00.

Exposição de máscaras

Imagem
Esta engraçada exposição de máscaras é constituída por trabalhos realizados pelos alunos das turmas A e B do 5º Ano , na disciplina de E.V.T. , em articulação de conteúdos programáticos (revestimento dos animais) com a disciplina de Ciências da Natureza . Professoras responsáveis: Carla Jorge, Sílvia Almeida e Teresa Ruas, com a colaboração da professora Isolina Melo.

Internet : potencialidades e desafios

Imagem
Hoje, dia 16 de fevereiro, as turmas do 5º Ano e o 7º A estiverem presentes numa sessão sobre as potencialidades e os desafios da Internet , com o Dr. Paulo Peixoto , Professor do Departamento do DEI, da Universidade de Coimbra. Após uma apresentação da evolução da Internet, o Dr. Paulo Peixoto alertou, a partir de um pequeno filme, para variadas situações a que os alunos devem prestar atenção quando usam a Internet, respondendo, no final, às dúvidas levantadas pelos alunos. Estes foram unânimes em reconhecer a importância desta sessão informativa para  a melhor utilização diária deste meio de comunicação e informação. Agradecemos ao Dr. Paulo Peixoto a amabilidade e  disponibilidade demonstradas.

Umberto Eco: “O excesso de informação provoca amnésia”

Imagem
Em entrevista de 30 de Dezembro de 2011, conduzida por Luís António Giron, da publicação brasileira “ Época “, Umberto Eco tece algumas considerações interessantes sobre a Internet, os e-books e a situação política e económica da Europa e da Itália. Também se fala de literatura e do impacto, por vezes estranhos, que provoca nos diversos públicos. “ A internet não seleciona a informação. Há de tudo por lá. (…) A imensa quantidade de coisas que circula é pior que a falta de informação. O excesso de informação provoca a amnésia. Informação demais faz mal. Quando não lembramos o que aprendemos, ficamos parecidos com animais. Conhecer é cortar, é selecionar. (…).”  

Francês - 7º e 8º anos

Imagem
Também os alunos do 7º e 8º anos , na disciplina de Francês , comemoraram o Dia de São Valentim com a realização de postais ilustrados alusivos à efeméride.

"Eu e tu"

Imagem
"Eu e tu " é uma exposição comemorativa do Dia dos Namorados , com trabalhos realizados pelos alunos do 10ºD , na disciplina de Desenho A , sob a coordenação da professora Ana Vinhas. No cartaz da exposição pode ler-se: " Amor verdadeiro é aquele que o vento não leva, a distância não separa e a maldade não destrói " Esta interessante exposição pode ser apreciada no hall de entrada, de 13 a 20 de fevereiro.    

Pirâmides etárias em Portugal

Imagem
A análise de pirâmides etárias é muito importante para a caracterização de uma população, nomeadamente no planeamento de determinados equipamentos coletivos no setor da saúde, da educação e da segurança social: creches, escolas e lares para idosos. É também importante na tomada de decisões estratégicas de grandes implicações sociais como a alteração da idade de reforma ou a criação de emprego e habitação. As pirâmides de idade expostas, de Portugal, evidenciam o envelhecimento da população. Este, acentuou-se com a diminuição da natalidade, a redução da mortalidade e o aumento da esperança média de vida. As pirâmides de idade foram realizadas pelos alunos do 8º Ano, na disciplina de Geografia, no âmbito dos conteúdos programáticos sobre a estrutura etária. Os melhores trabalhos foram premiados.  Estão de parabéns o André, o Duarte, o Francisco e o Tiago, alunos do 8º B!

Lançamento do livro "O Cancioneiro Musical de Penha Garcia"

Imagem

Parlamento dos Jovens 2012

Imagem
Decorreu a 1ª Fase do Parlamento dos Jovens 2011/2012 . O tema a desenvolver neste ano letivo, no Ensino Secundário, é " Redes Sociais: Participação e Cidadania ". Pretende-se promover a reflexão dos jovens sobre as redes sociais e o papel que desempenham na sociedade, ao nível local e global, como fator de desenvolvimento pessoal e coletivo. Esta 1ª Fase, a nível de escola, incluiu o debate sobre o tema, a constituição das listas, a eleição de deputados à Sessão Escolar, a aprovação do Projeto de Recomendação da Escola e eleição de deputados à Sessão Distrital. Esta fase decorreu até ao dia 24 de janeiro. A 2ª Fase, a nível distrital, decorrerá até ao dia 20 de março. A Comissão Organizadora agradece a colaboração do professor José Vieira Lourenço que moderou o debate e o envolvimento de todos os alunos participantes.

Intercâmbio com a Bulgária

Imagem
Finalmente chegou o grande dia! A escola ficou a conhecer os felizes contemplados com a possibilidade de uma ida à Bulgária no âmbito de um projeto "Coménius" que o Clube Europeu da escola está a organizar. Numa pequena cerimónia levada a cabo na Biblioteca da escola, os alunos selecionados receberam um pequeno "diário de bordo" personalizado, que os irá acompanhar e que no final do projeto deverá ser exposto junto dos objetos escolhidos para o "suitcase museum".  A seleção dos alunos que se vão deslocar à Bulgária baseou-se nos critérios pré-definidos: ·        Disponibilidade para se deslocar à Bulgária este ano letivo e acolher um aluno búlgaro   no próximo ano letivo (em outubro);                 ·          Domínio do Inglês;                 ·          Cumprimento das tarefas do projeto;                 ·          Domínio das TIC;                 ·          Interesse pelas temáticas europeias;                 ·          Interesse pela História, Ge

Exposição "Envelhecimento activo e Solidariedade entre gerações"

Imagem
No hall de entrada, têm estado expostos Cartazes sobre o " Envelhecimento activo e Solidariedade entre gerações ", realizados na disciplina de Oficina Multimédia B , pelos alunos do 12ºF , sob a orientação da professora Marina Pacheco. O Parlamento Europeu aprovou 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações e esta exposição integra-se na comemoração desta efeméride.

Entrega de prémios aos vencedores do Concurso Conto de Natal

Imagem
Hoje entregámos os prémios aos vencedores do Concurso Conto de Natal : 2º Ciclo - António Pedro Bento - 5º B 3º Ciclo - Joana Marçal - 9ºC Secundário - Inês Teixeira , 11º A e Eduardo Nunes , 10º F (ex aequo) Felicitamos os vencedores pela originalidade e qualidade dos trabalhos e desejamos que continuem a escrever e a dar largas à sua imaginação! Muitos parabéns!

Bicentenário do nascimento de Charles Dickens

Imagem
Hoje a imagem do Google homenageia Charles Dickens Charles Dickens faria hoje, 7 de fevereiro, 200 anos e continua a ser um dos autores ingleses mais lidos e apreciados. Deste genial criador da literatura mundial, fizeram-se cerca de 180 filmes e adaptações para televisão, o que comprova o seu sucesso entre o público atual. Podem encontrar algumas das suas obras na vitrina interior da BE. Chamamos especial atenção para a nova edição de " Uma canção de Natal ", um clássico de Charles Dickens , publicado em 1843, e certamente um dos mais populares contos de Natal da história da literatura universal, desta vez ilustrada pelo premiado e conceituado ilustrador Roberto Innocenti , que imprime a esta obra mágica e fantasmagórica uma humanidade e precisão surpreendentes. Esta é uma belíssima edição da Kalandraka. As adaptações deste conto são inúmeras, para cinema, banda desenhada, televisão, teatro, outras adaptações literárias, etc, criando um fenómeno de popularidade que transc

Oficina de Teatro - 7º e 8º anos

Imagem
Na passada sexta-feira, dia 3 de fevereiro, foram apresentados os trabalhos finais de semestre da disciplina de Oficina de Teatro das turmas B e C , do 7º ano , e D , do 8º Ano . A professora do 7º Ano, Marília Batalha, adaptou as peças " Breve História da Química " para o 7º B e " Os cozinheiros d'Oz " para o 7º C. A professora do 8º Ano, Ana Cristina Cardoso, adaptou a peça " Leandro, Rei da Helíria ". Foi um espetáculo agradável que refletiu o trabalho realizado neste primeiro semestre e que constituiu, para alguns, a sua primeira experiência em palco. Parabéns aos atores e às professoras!

Semana da Internet Segura - 6 a 10 de fevereiro

Imagem
Este ano o tema da Semana da Internet Segura é “ Aproximar Gerações ” e o slogan " descobrir o mundo digital em conjunto... com segurança! ". Na nossa escola também convidamos os alunos a criarem um slogan alusivo a esta temática (o melhor será premiado), há filmes a passar em várias turmas (ao longo da semana) e na biblioteca (quarta-feira, dia 8, às 14h45) e um questionário anónimo para preencherem, que dará origem a uma posterior sessão de esclarecimento. E não se esqueçam de visitar o sítio SeguraNet , com muita informação de interesse para todos, alunos, pais e professores!