Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2012

Valter Hugo Mãe vence Prémio Portugal Telecom 2012

Imagem
Valter Hugo Mãe é o grande vencedor da 10ª edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa . O escritor português recebeu em S. Paulo, no Brasil, o prémio na categoria de melhor romance com a  A Máquina de Fazer Espanhóis .     “Cresci a escrever muito, mas não achava que ser escritor era algo que eu pudesse ser. Eu escrevia para mim, para fazer a manutenção dos meus dias, para suportar os meus dias. É incrível estar aqui hoje. Agradeço que subitamente eu possa estar mais perto de vocês, mas se calhar mais perto de mim”, disse Valter Hugo Mãe ao agradecer o Grande Prémio Portugal Telecom 2012. Podem encontrar este romance  e alguns outros do autor na nossa BE.

Forum Inquire

Os alunos da turma 6º A , acompanhados pela professora Helena Nolasco,  estiveram presentes no Forum Inquire, no Auditório da Universidade de Coimbra, n o  passado dia 22 de  novembro , a apresentar os resultados do trabalho realizado no ano letivo anterior, no âmbito do P rojeto Inquire . Este trabalho, intitulado “ À descoberta dos aromas ”, teve como principal objetivo utilizar metodologia IBSE no estudo das Ciências.  Descobrindo as ”ervas cheirosas da nossa  escola", os alunos entenderam quais as relações existentes entre a Biodiversidade, a Sustentabilidade e as Alterações Climáticas, objeto principal do trabalho. Todos os alunos da turma estiveram presentes com a professora e fizeram a sua intervenção, nomeadamente o que é portador de trissomia 21: m ostraram todo o material que serviu de base ao seu trabalho e como registaram todas as observações e resultados obtidos. O caderno de campo utilizado tinha sido preparado previamente pela docente, assim como o

Juvenes Translatores

Imagem
A nossa escola foi uma das selecionadas este ano para este Concurso de Tradução, organizado pela Direção-Geral da Tradução (DGT) da Comisão Europeia e destinado às escolas da União Europeia. Os nossos cinco alunos, todos nascidos em 1995 como requeria o concurso, realizaram hoje a prova em simultâneo com todos os seus colegas europeus das escolas inscritas e selecionadas. Boa sorte a todos!

Instalação "Dominó"

Imagem
Hoje, às 10h15, teve lugar no hall de entrada uma Perfomance da Instalação “ Dominó ” sobre o tema “ A Água ”, iniciada com um tema musical e acompanhada da projeção de mini-filmes sobre o mesmo tema. Este foi um trabalho realizado pelos alunos do 12ºF , nas disciplinas de Oficina de Artes e Oficina de Multimédia B , orientado respetivamente pelas professoras Ana Vinhas e Marina Pacheco.   Parabéns a todos por este momento cultural!  

Concurso "Vamos ficar d'Acordo"

Imagem
Diariamente, durante o mês de outubro , Mês Internacional da Biblioteca Escolar , colocámos um desafio aos nossos alunos: testarem os seus conhecimentos do Novo Acordo Ortográfico. E também diariamente foram muitos os boletins de participação. Entre os boletins com respostas certas foi sorteado um, o do aluno Luís de Albuquerque , do 10º A , a quem foi hoje entregue como prémio um cheque-livro. Parabéns ao Luís e continuem a participar nos concursos da BE!

Sessão com Projeto "Mundo Brilhante"

Imagem
Hoje, as turmas dos  7º e 9º anos tiveram oportunidade de assistir às sessões dinamizadas pelo Dr. Alfredo Leite, do Projeto Mundo Brilhante , como motivação para a leitura das obras " O Cavaleiro da Dinamarca " e " O Velho e o Mar ", respetivamente, dadas na disciplina de Português. Com o brilhantismo habitual destas sessões, os alunos puderam desenvolver uma reflexão sobre a obra, assim como fomentar o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos.

Concurso de Poesia 2013

Imagem
O Concurso de Poesia 2013   "Há Poesia na Escola" é dirigido a todos os ciclos de ensino, o tema deste ano é O MAR  e o concurso decorre de modo faseado até 8 de março próximo, data limite de entrega dos poemas no SABE da Biblioteca Municipal de Coimbra. Cada escola deverá selecionar 1 poema por escalão ou ciclo de ensino e, na nossa escola, o prazo para entrega dos poemas na biblioteca é 20 de fevereiro .  O Regulamento do Concurso de Poesia pode ser consultado na biblioteca.

Ciclo de Cinema "Mar Ponte/Mar Fronteira"

Imagem
Numa iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e da Biblioteca Escolar ,  o  Ciclo de Cinema "Mar Ponte/Mar Fronteira"  iniciou-se na passada sexta-feira, dia 16 de novembro, com a exibição do filme " Welcome ", seguida de comentário pelo  Dr. Carlos Nolasco  e posterior debate.  Esta data foi  significativamente escolhida, uma vez que nela se celebram duas efemérides , Dia Mundial do Mar e Dia Internacional da Tolerância , que se relacionam com a temática do filme . " Welcome " traz até nós a história de Bilal, um jovem curdo de 17 anos, que viaja clandestinamente desde a sua terra natal, atravessando a Europa, com a intenção de chegar a Inglaterra e reencontrar a namorada. Mas Bilal fica retido em Calais pela enorme fronteira de água que é o Canal da Mancha, decidindo então aprender a nadar para atravessá-lo... O Dr. Carlos Nolasco , sociólogo e investigador do CES, enriqueceu a visualização do filme com o seu comentário, falando d

Exposição "José Saramago"

Imagem
Na sexta-feira passada, dia 16 de novembro, José Saramago faria 90 anos. A Fundação com o seu nome dinamizou várias atividades em sua homenagem, designando esse dia por " Dia do Desassossego ". Também na nossa escola homenageámos o autor com uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de Artes  no passado ano letivo , respondendo ao desafio da Rede de Bibliotecas de Coimbra para a realização da exposição "Saramago...formas de ver", patente na Biblioteca Municipal de Coimbra durante o mês de maio. Assim, podem apreciar as ilustrações que os alunos do 12ºF realizaram sobre o Memorial do Convento , na disciplina de Oficina de Multimédia B, a reprodução de um painel de azulejo (o original foi oferecido à Biblioteca Municipal de Coimbra) realizado pelos alunos do 10ºD, na disciplina de Desenho A e figuras tridimensionais relativas a Saramago e ao Memorial do Convento , realizadas pelos alunos do 12ºF na disciplina de Oficina de Artes. 

Halloween na Quinta

No passado dia 31 de outubro a nossa escola foi invadida por uma imensidão de bruxinhas, vampiros e monstros que fizeram as delícias de miúdos e graúdos. Para celebrar a festa Americana do dia das bruxas, Halloween , as crianças dos 5º e 6º anos aderiram ao desafio de se mascararem: vestiram-se de bruxas, gatas, vampiros, fantasmas, esqueletos, múmias, gnomos, ... e participaram num desfile, tendo o júri a difícil tarefa de escolher os disfarces mais terríveis e assustadores. Os alunos vencedores foram: José Pedro Mourão (5ºA) João Paulo Ferreira (6º ) Vasco Baptista (6ºA) Parabéns a todos pela imaginação e alegria com que brindaram a comunidade escolar!

Oficina do Livro

Imagem
Iniciaram-se hoje na biblioteca os trabalhos da " Oficina do Livro ", orientada pela professora Luísa Tovar , com a participação das alunas Carolina Ribeiro , Joana Santos e Maria Constança , todas do 8º ano. O objetivo desta Oficina é consertar os livros da biblioteca danificados pelo uso, ao mesmo tempo que se transmitem e praticam as técnicas necessárias a esse trabalho. Pretende-se igualmente sensibilizar os alunos em geral para o correto manuseamento do livro. Bom trabalho para todas!

Concurso "Conto de Natal"

Imagem
CONCURSO “ CONTO DE NATAL ” - 2012 REGULAMENTO 1.       Âmbito O presente regulamento define as condições de participação, seleção e prémios do concurso “Um Conto de Natal”- 2012 , promovido pela Biblioteca Escolar. 2.       Objectivos ·          Fomentar hábitos de escrita que proporcionem prazer e autoconfiança ·          Incutir o gosto pela literatura ·          Divulgar a criatividade da comunidade escolar 3.       Temática O tema é o Natal . O tipo de texto é o de conto literário .  4.       Participantes Pode participar toda a comunidade escolar. São criados três escalões: a)       1º escalão – alunos do 2º ciclo b)       2º escalão – alunos do 3º ciclo c)       3º escalão – alunos do ensino secundário 5.       Condições de admissão Cada concorrente pode apresentar a concurso um ou dois contos, que poderão ter até seis páginas A4 , passados obrigatoriamente a computador (tipo de letra Calibri, tamanho 12), assinados e com indicação do respetivo escalão.

Concurso Nacional de Leitura

Imagem
Está aberta a 7ª edição do  Concurso Nacional de Leitura , promovida pelo PNL, com o objetivo central de estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundári o.  A 1ª fase do processo decorre a nível de escola entre 22 de Outubro de 2012 a 11 de Janeiro de 2013. As obras selecionadas por nós este ano para esta 1ª Fase são: Para os alunos do  Básico : O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá , de Jorge Amado (assinalando o centenário do nascimento do escritor) Para os alunos do  Secundário : Amor de Perdição , de Camilo Castelo Branco (assinalando os 150 anos da publicação desta obra) Os alunos devem inscrever-se na BE  durante o mês de Novembro . A prova da 1ª Fase realizar-se-à no dia 9  de Janeiro de 2013 , às  14h45 . A afixação da lista dos alunos vencedores será feita no dia 10 de Janeiro.  Os 3 alunos apurados na 1ª Fase, na escola, em cada cicl

Cerimónia de entrega dos diplomas DELF SCOLAIRE

Imagem
No passado dia 24 de outubro, um grupo de alunos da nossa escola (9º A e B, 10º C e G) foi convidado pela Diretora Regional da Educação do Centro, Dra. Cristina Oliveira, para a cerimónia de entrega dos diplomas do DELF SCOLAIRE. Estes foram entregues pela mão da Cônsul Geral de França no Porto, Aude de Amorim e por Thierry Peltreau, Adido Cultural para a língua francesa em Portugal e pela diretora da DREC. Os alunos foram acompanhados pela sua professora de Francês, Lurdes Falcão.

Intercâmbio com a Bulgária

MONTANA@COIMBRA – Visita dos alunos e professores búlgaros à nossa escola Nos dias 9 a 20 de outubro de 2012, os nossos colegas da Bulgária estiveram de visita ao nosso país. Foram duas semanas extremamente intensivas, recheadas de muitas atividades fantásticas, para que pudessem, em pouco tempo, conhecer muitos pormenores sobre o nosso país. Na escola, tomaram conhecimento com a nossa história, geografia, cultura, etnografia, música, dança e gastronomia. Fora da escola, e nunca descurando os objetivos iniciais do projeto, tiveram oportunidade de conhecer in loco alguns dos locais mais emblemáticos da cidade de Coimbra, da região centro, da região norte e da capital do país. De todas as experiências vividas, recolheram amostras para o seu Suitcase Museum (o museu portátil das memórias que vamos construindo com este projeto Comenius), que levaram para Montana, no outro extremo da Europa. Os alunos portugueses redescobriram o seu país para o mostrar com orgulho aos seus colega