Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2013

Ano Internacional da Cooperação no Acesso à Água

Imagem
  Os cartazes expostos, no âmbito do " Ano Internacional da Cooperação no Acesso à Água ", foram realizados por alunos de Oficina Multimédia do 12ºF e alunos de Educação Visual do 8ºA e 8ºB, orientados pela professora Marina Pacheco.

Encontro com o escritor João Manuel Ribeiro

Imagem
Hoje tivemos a presença do escritor e poeta João Manuel Ribeiro num encontro com os alunos dos 5º e 6º anos . A sessão iniciou-se com a apresentação do autor por uma aluna do 6º A, seguindo-se a declamação de alguns poemas por alunas do 5º ano. A  aluna Margarida, do 6º ano, leu um poema de sua autoria sobre o autor, que lhe ofereceu. Durante a sessão, e através do diálogo que estabeleceu com os alunos, o escritor João Manuel Ribeiro revelou interessantes histórias da sua infância e falou da influência que a figura do avô tem tido na sua vida e na sua atividade literária, destacando o livro " Meu avô, rei de coisa pouca ", que considerou autobiográfico. Com não podia deixar de ser, foi pontuando a intervenção com a leitura de um ou outro dos seus poemas que entusiasmaram os alunos. Apresentou igualmente o seu último livro publicado " O Senhor Péssimo é o Máximo ", que reflete preocupações ambientais. A este propósito, duas alunas do 6º ano leram exce

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Imagem
No dia  27 de janeiro   de 1945 , as tropas soviéticas libertavam o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, o mais terrível e maior campo de extermínio nazi. Instituído através da resolução 60/7 de 01 de novembro de 2005, pela Assembleia-Geral da ONU, o  Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto  incentiva a sociedade civil a promover a memória do Holocausto para que as gerações futuras não repitam os erros do passado. Nesse mesmo ano, o Parlamento Europeu estabeleceu também o dia 27 de janeiro como o  Dia Europeu de Memória do Holocausto . Recordam-se as vítimas do Holocausto, em particular os seis milhões de mortos judeus, para que nunca mais seja possível o horror que aconteceu há 68 anos. Durante a próxima semana vamos expor na   BE alguns dos  recursos existentes no fundo documental relativos a esta temática, com o  objetivo de, não só divulgar estes recursos, mas também recordar um dos acontecimentos mais negros da história do século XX. 

Mesa Redonda "A caminho do Olimpo, estórias de vida"

Imagem
No dia 23 de janeiro, pelas 10 horas, realizou-se no Grande Auditório desta escola uma Mesa Redonda intitulada " A caminho do Olimpo, estórias de vida ", que contou com a participação de dois atletas de alta competição que têm representado o nosso país em duas áreas distintas - Beatriz Gomes (Canoagem) e Adérito Esteves (Seleção Nacional de Râguebi). Esta atividade foi dirigida especialmente a alunos dos Cursos Profissionais de Desporto, tendo como objetivos a partilha de vivências como atletas, cidadãos e representantes do nosso país, dando conta dos valores que os orientam e da importância das vitórias a nível pessoal e profissional. O moderador da Mesa foi José Pedro Fernandes , professor de Educação Física desta escola. Os dois atletas destacaram a importância do apoio familiar no seu percurso desportivo e a necessidade de grande dedicação e trabalho necessários para alcançar os seus objetivos. No final, como recordação deste evento, foram oferecidas a

Concurso "Conto de Natal"

Imagem
Os vencedores do Concurso " Conto de Natal " deste ano letivo são: 2º Ciclo Diogo Carregã - 5º B 3º Ciclo João Paulo Santos Lopes - 7º B Secundário Eduardo Nunes - 11º F Inês Teixeira - 12º A Marcela Carlota Houart - 11º B (atendendo á qualidade dos trabalhos, resolvemos premiar os três contos) Muitos parabéns a todos! Em breve a BE vai atribuir os respetivos prémios.

Encontro com o escritor Richard Zimler

Imagem
O dia de hoje foi marcado pela presença do escritor Richard Zimler .       A abrir a sessão, duas alunas apresentaram uma curta biografia do autor ; seguiu-se-lhe um belo momento musical , constituído por duas peças de Yann Tiersen, escolhidas e tocadas ao piano e violino por dois alunos, por inspiração da obra “Os Anagramas de Varsóvia”.  Em seguida, um grupo de alunas leu excertos deste livro e também de “Ilha Teresa”.  O escritor agradeceu e a sessão prosseguiu ao ritmo das perguntas e respostas dos alunos e autor, estabelecendo-se um ambiente vivo e dinâmico, o que criou a sensação de que o tempo passara muito rapidamente.  Os alunos retiveram do escritor uma imagem de grande simpatia e coragem, aliadas a uma simplicidade e humildade invulgares numa pessoa de renome internacional.  Por último, e como não podia deixar de ser, decorreu a sessão de autógrafos. Agradecemos, por fim, a Richard Zimler, pela sua obra, que nos enriquece a todos, alunos e professores, e a sua

Concurso Nacional de Leitura - 1ª Fase

Imagem
No passado dia 9 realizou-se, na nossa escola, a prova da 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura para o Básico e Secundário. Passaram à 2ª Fase, em representação da escola, os seguintes alunos: Básico : Ana Catarina Pastilha - 9º A André Pinheiro - 9º A Joana Carolina Carvalho - 8º A Secundário : Gustavo Afonso - 10º B Mariana Pereira - 12º A Nadejda Licova - 12º B Muitos parabéns a todos e boa sorte para a Fase Distrital!

Leitor TOP Mais

Imagem
No 1º Período, o   leitor Top Mais foi o aluno  João Carlos Costa , do  11 º J5 , que  requisitou e leu 16 títulos e a quem foi oferecido um prémio. Muitos parabéns para o João Carlos e continuação de boas leituras!

2013, Ano Internacional...

Ano Internacional para a Cooperação pelo Acesso à Água ( resolução da ONU ). Ano Internacional da " Matemática do planeta Terra " Ano Internacional da Quinoa ( resolução da FAO ) Ano Internacional da Estatística

Calendário online da BMC

Imagem
BOM ANO de 2013! Em cada dia deste ano de 2013, o Calendário online da Biblioteca Municipal de Coimbra irá apresentar fragmentos do Livro do Desassossego ,  alguns selecionados também por elementos da comunidade educativa de algumas das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra. Podem segui-los  aqui .