Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2014

Olimpíadas de Economia

Imagem
O aluno Pedro Rosado , do 11º E , foi o vencedor da 1ª edição das Olimpíadas de Economia .   A final, que se realizou nos dias 25, 26 e 27 de abril, foi disputada por 26 estudantes de escolas dos distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu, depois de uma fase inicial, que decorreu nas escolas. Muitos parabéns ao Pedro!  

Morte de um poeta

Imagem
soneto do amor e da morte quando eu morrer murmura esta canção que escrevo para ti. quando eu morrer fica junto de mim, não queiras ver as aves pardas do anoitecer a revoar na minha solidão. quando eu morrer segura a minha mão, põe os olhos nos meus se puder ser, se inda neles a luz esmorecer, e diz do nosso amor como se não tivesse de acabar, sempre a doer, sempre a doer de tanta perfeição que ao deixar de bater-me o coração fique por nós o teu inda a bater, quando eu morrer segura a minha mão. Vasco Graça Moura, in "Antologia dos Sessenta Anos"

Exposição de trabalhos do 5º B

Imagem
Encontram-se expostos, no hall de entrada, os trabalhos elaborados pelos alunos do 5ºB , na disciplina de Educação Visual , em articulação com a disciplina de História e Geografia de Portugal e com a Biblioteca Escolar , no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de abril. Parabéns aos alunos pela sua criatividade!  

Inauguração da exposição "A Liberdade...formas de VER, sentir e interpretar"

Imagem
Foi hoje inaugurada, pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, a exposição " A Liberdade...formas de VER, sentir e interpretar " , com trabalhos dos alunos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra. A nossa escola participou com vários trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 10ºD e 12ºD , orientados respetivamente pelas professoras Marina Pacheco e Ana Vinhas . Convidamos a comunidade escolar a visitar esta exposição que reflete o empenho e o esforço conjunto de professores e alunos que, mais uma vez, se envolveram neste desafio proposto pela Biblioteca Municipal de Coimbra/SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares). A exposição estará patente ao público até 16 de maio. Da nossa escola, encontram-se expostas as fotografias dos alunos: Ana Catarina Pastilha - 10ºA Rita Sousa - 12ºD Carlos João Santos - 12ºB Frederico Biscaia Barbosa - 5ºA Foram também entregues os prémios dos Concursos de Poesia e de Esc

Encontro com o Engº João Pereira, co-autor da obra "20 Erros que Custaram 1000 Milhões de Euros"

Imagem
  Num encontro patrocinado pela Plátano Editora, os alunos das turmas de economia do 10º, 11º e 12º anos da nossa escola, tiveram a oportunidade de ouvir o Engº João Pereira , um dos autores do livro " 20 erros que custaram 1000 milhões de euros ", contar as suas experiências de empreendedorismo, nem sempre com um final feliz. O livro, baseado em factos reais pois os autores criaram uma agência de modelos em Inglaterra e estiveram perto de um sucesso milionário, é uma partilha de erros e de lições aprendidas, complementadas por notas sobre como evitar as armadilhas resultantes da inexperiência. Seguidamente, o autor propôs um desafio aos alunos, organizados em equipas: criar um projeto que rentabilizasse um investimento inicial de 5 euros, devendo o representante de cada equipa apresentar o projeto em apenas 1 minuto. A representante da ideia vencedora recebeu um livro. Foi uma sessão muito dinâmica, a que os alunos aderiram com atenção e entusiasmo!  

Exposição "A Liberdade...formas de ver, sentir e interpretar"

Imagem
No dia 23 de abril , Dia Mundial do Livro, pelas 14h30 , será inaugurada a exposição coletiva da Rede de Bibliotecas de Coimbra "A Liberdade...formas de ver, sentir e interpretar" , patente ao público nas duas galerias municipais (Pinho Dinis e Ferrer Correia).   A seguir à inauguração da exposição, pelas 15h , serão entregues os prémios, certificados e menções honrosas aos alunos premiados nos Concursos de Poesia " Há Poesia na escola " e de Escrita Criativa , na forma de conto sobre "A Liberdade" ; quanto ao Concurso de Fotografia , todas as fotografias concorrentes se encontram em exposição.  

Gabriel García Márquez

Imagem
Gabriel García Márquez, 1927-2014   “ Morreu um grande homem, cujo trabalho deu uma enorme difusão e prestígio à língua espanhola. As suas histórias sobrevivem e continuarão a ganhar leitores em todo o lado " - reação à morte de "Gabo", como era conhecido Gabriel García Márquez, de outro escritor latino-americano, Mario Vargas Llosa, ambos agraciados com o Nobel da Literatura.

Boletim da BE - 1º e 2º Períodos

Intercâmbio com Maassluis

Imagem
Na semana de 20 a 27 de março, a nossa escola acolheu um grupo de estudantes holandeses , acompanhados por dois professores, que participaram de algumas aulas e atividades da nossa escola e desfrutaram de alguns passeios que lhes proporcionaram um agradável conhecimento do nosso país. Em setembro, os nossos alunos que acolheram os colegas holandeses retribuirão a visita, deslocando-se até Maassluis (Holanda).  

Leitor TOP Mais

Imagem
Mais uma vez, selecionámos os alunos com mais livros requisitados e lidos durante o 2º período. A aluna que mais livros requisitou foi novamente a aluna Natacha Fernandes , do 5º C , seguida da Laura Nunes , do 5º B .   As duas Leitoras TOP Mais receberam um certificado e um livro. Continuem, boas leituras!    

Concurso de Leitura - 2º Ciclo

Imagem
Inspirando-se no Concurso Nacional de Leitura, a equipa da BE organizou, pela primeira vez este ano letivo, um Concurso de Leitura para os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira fase realizou-se no dia 12 de março, tendo sido apurados 9 alunos que participaram na segunda fase, no dia 2 de abril, onde foram apurados os três finalistas. As três alunas vencedoras foram: Beatriz Gomes , 6ºA Maria Francisca Ferreira , 6ºA Teresa Serra , 6ºA Parabéns às três vencedoras e a todos os participantes, pelo entusiasmo e empenho com que aderiram a este concurso! Boas leituras!

Encontro com René Rivière

Imagem
Com o patrocínio da Texto Editora, René Rivière , ator e encenador francês, esteve na nossa escola, para uma sessão de jogos teatrais e linguísticos com os alunos de todas as turmas do 7º ano ( Iniciação ao Francês). A sessão foi muito participada e com prestações entusiasmadas dos alunos presentes que, desta forma, puderam contactar com um falante nativo e aprender a língua de uma forma divertida.

Dia Internacional do Livro Infantil

Imagem
No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen . A partir de 1967, o dia 2 passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil , chamando-se a atenção para a importância da  leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância. Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2014, a DGLAB convidou a ilustradora Ana Biscaia , vencedora do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser a autora da imagem do cartaz.   A mensagem do IBBY internacional é este ano da responsabilidade da Irlanda.    CARTA ÀS CRIANÇAS DE TODO O MUNDO Os leitores perguntam muitas vezes aos escritores como é que escrevem as suas histórias – de onde vêm as ideias? Da minha imaginação, responde o escritor. Ah, sim, dizem os leitores. Mas onde fica a imaginação, de que é que ela é feita, e será que todos temos uma? Bem, diz o escritor, fica na minha cabeça, claro, e é feita de imagens e palavras e memórias e vestígios de outras