Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2014

Palestra com o Prof. Doutor Alexandre Aibéo

Imagem
Ontem, os alunos das turmas do 10º ano do Curso de Ciências e Tecnologias tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra intitulada " FEITOS DE DESPERDÍCIO " ,  proferida pelo professor e investigador Doutor Alexandre Aibéo , sobre questões tão interessantes como "De que somos feitos?", "De onde vêm os átomos que nos formam?", "E que histórias nos podem contar?" No início, um momento musical com a "Pedra Filosofal", de António Gedeão, tocada e cantada por três alunas. Os alunos ouviram de forma tão entusiasmada e curiosa que, no final da sessão, rodearam o palestrante colocando-lhe inúmeras questões. Foi mais uma fantástica palestra da nossa Semana da Cultura Científica! Agradecemos ao Professor Doutor Alexandre Aibéo pela sua disponibilidade e ainda à editora Areal pelo apoio a esta iniciativa.    

Mural da Ciência

Imagem
A Semana da Cultura Científica decorre com a exposição de cartazes elaborados pelos alunos do 7º ano de escolaridade. A exposição, designada " Mural de Ciência ", abrange as temáticas desenvolvidas em sala de aula na disciplina de Físico-Química e que suscitaram maior interesse por parte dos alunos. A criatividade está patente nestes diversos trabalhos. Bem haja alunos! Excelente trabalho. A professora de Físico-Química Ana Caetano

Exposição "Roda dos Alimentos"

Imagem
Trabalhos realizados pelos alunos do 6ºB , no âmbito do Projeto P.E.S. , nas disciplinas de Educação Visual e Ciências Naturais sob a orientação dos professores Marina Pacheco e António Vaz .

A Biologia e a Geologia na Literatura

Imagem
O projeto " A Biologia e a Geologia na Literatura " é um Projeto da turma A do 10º ano para ser desenvolvido ao longo do ano letivo, em parceria com a Biblioteca Escolar. A ideia partiu da disciplina de Biologia e Geologia e tem como objetivo principal alargar os horizontes culturais dos alunos, incentivando-os para a pesquisa e leitura de livros que façam referência a assuntos relacionados com os temas tratados na aula, entrelaçando a ciência e a literatura. Desta forma, a ciência adquire a dimensão de romance, aventura, filosofia ou poesia. Ler um livro passa a ser um trabalho de campo onde é possível descobrir paisagens geológicas fantásticas, viagens incríveis, aventuras perigosas e amigos improváveis… Os livros que forem apresentados serão divulgados na Biblioteca e no respetivo Blog servindo de antecâmara para muitos e bons encontros com autores, livros e ciência. Dadas as características do Projeto, a disciplina de Português foi convidada a colaborar numa per

Novas aquisições

Imagem

Palestra "O Cosmos" com o Dr. António Piedade

Imagem
A Semana da Cultura Científica não poderia ter começado de melhor forma! Hoje, 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, dia de António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho, os alunos das turmas do 7º ano assistiram a uma palestra proferida pelo Dr. António Piedade , comunicador de ciência, da Universidade de Coimbra. A palestra, designada " O COSMOS ", permitiu-nos viajar através do nosso vasto e imenso Universo e, tal como o Prof. Dr. Carlos Fiolhais afirma, o Dr. António Piedade é detentor de "(...) uma voz que consegue com aparente facilidade transpor a barreira entre os primeiros exploradores e aqueles que estão interessados em saber novas da exploração".  No início e no fim da palestra houve dois momentos musicais interpretados pelos nossos alunos. Agradecemos ao Dr. António Piedade por este belo início da nossa Semana da Cultura Científica!  

Semana da Cultura Científica

Visita de estudoao Museu de Serralves e ao CINANIMA

Imagem
No passado dia 13 de novembro, no âmbito das disciplinas de Desenho , Oficina de Multimédia B e Oficina de Artes , os alunos das turmas de Artes do 11ºD e 12ºD acompanhados das professoras Marina Pacheco e Ana Vinhas, realizaram uma visita de estudo ao Museu de Serralves onde tiveram uma visita guiada à exposição da artista iraniana Monir   Shahroudy . À hora do almoço, tiveram a oportunidade de conhecer os lindíssimos jardins e mata de Serralves. Da parte da tarde foram a uma sessão de cinema de animação do CINANIMA, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, assistir a várias animações de autores portugueses e estrangeiros que estiveram este ano a concurso.

Homenagem a Manuel António Pina

Imagem
Os alunos de duas turmas do 5º ano da escola fizeram uma singela homenagem a Manuel António Pina . Em resposta a um desafio da professora de Português , no âmbito da comemoração do 71º aniversário do nascimento (18 de novembro de 1943) do jornalista e escritor Manuel António Pina (iniciativa do Museu Nacional da Imprensa), os alunos leram poemas - A cabeça no ar e O pássaro da cabeça - tendo este último sido também cantado.

Palestra sobre tabaco

Imagem
No passado dia 18, pelas 10.15h, decorreu no Grande Auditório uma sessão/debate sobre o tabaco dirigida a todas as turmas do 10º ano, dinamizada pelos responsáveis do Projeto Educação para a Saúde (PES) da escola, com a presença do Dr. João Rui de Almeida, delegado distrital de Coimbra da Fundação Portuguesa do Pulmão.

Palestra sobre "Diabetes"

Imagem
   Tendo em vista a participação dos alunos desta escola no projeto CIÊNCIA EM CENA , realizou-se uma palestra sobre o tema " Diabetes ", com a participação do Centro de Saúde Norton de Matos (Dra. Olga e equipe do PES) e Jardim Botânico da Universidade de Coimbra . Esta ação enquadra-se no âmbito do Programa de Educação para a Saúde desta escola.    

Concurso "Quem é a figura? Qual é o monumento?"

Imagem
Durante o mês de outubro , Mês Internacional das Bibliotecas Escolares , a nossa biblioteca dinamizou o Concurso " Quem é a figura? Qual é o monumento? ", com desafios semanais sobre figuras que se destacaram em diversos domínios e sobre monumentos da cidade de Coimbra.   Semanalmente, sorteámos um vencedor entre os boletins com respostas certas. Foram eles: 1ª semana - Catarina Monteiro, 10ºB 2ª semana - Afonso Oliveira, 6ºC 3ª semana - Margarida Quadros, 8ºB 4ª semana - Salomé Cardetas da Rosa, 6ºB   No final, sorteámos três boletins entre todos os participantes com respostas certas. Os finalistas são:   1º lugar - Salomé Cardetas da Rosa , 6ºB 2º lugar - Ana Filipa Freire , 6ºB 3º lugar - Afonso Oliveira , 6ºC   Muitas parabéns aos vencedores e a todos os participantes!  

Conferência NETtalks

Imagem
Teve lugar hoje na nossa escola uma Conferência sobre direitos digitais dos consumidores , " NETtalks - Achas que tudo o que vem à rede é fixe ? ", uma iniciativa da DECO , com o principal objetivo de alertar os jovens para assuntos tão importantes como os direitos digitais, as regras de segurança e de privacidade online, abordando ainda os direitos de autor, os cuidados a ter com a publicidade e nas redes sociais, os downloads ilegais, o  cyberbullying, entre outros assuntos.   Depois de um momento musical inicial a cargo do Combo Jazz do Curso Profissional Instrumentista de Jazz, seguiu-se a apresentação do speaker João Honrado, da UAL, o visionamento de um vídeo e uma mesa redonda com três convidados, seguida de tempo para debate.   Excelente momento de reflexão para os nossos alunos sobre estas problemáticas da nossa era digital! Está de parabéns a DECO por esta excelente iniciativa !  

Vamos ler?

Imagem
A Campanha Nacional de Leitura do Canadá garante que ler 6 minutos por dia pode diminuir o stresse até 60 %, reduzir o ritmo cardíaco e aliviar a tensão muscular. Vamos ler?

Concurso Nacional de Leitura 2014-2015

Imagem
Estão abertas as inscrições para o  Concurso Nacional de Leitura 2014/2015.   Este Concurso, promovido pelo PNL, é dirigido aos alunos do 3º Ciclo e do Secundário e   tem três fases: uma a nível de escola, outra a nível distrital e outra a nível nacional. 1ª Fase – Escola – decorre até ao dia 22 de janeiro de 2015 2ª Fase – Distrito – de 5 de fevereiro até ao dia 30 de abril de 2015 3ª Fase – Nacional – junho/julho de 2015 Alguns dados sobre a 1ª fase: 1. Realização da prova de seleção no dia  7 de janeiro de 2015, às 15h , em sala a designar . Divulgação dos seis vencedores (três do Básico e três do Secundário) até ao dia 15 de janeiro de 2015. 2. A prova consistirá no preenchimento de uma ficha de leitura (escolha múltipla e uma pergunta de desenvolvimento). 3. Os alunos interessados em participar no concurso deverão proceder à sua inscrição no balcão de atendimento da BE até ao final de novembro. 4. As obras selecionadas para a 1ª Fase do concurso são as se