Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2015

Palestra "Três Justos Portugueses"

Imagem
No dia 31 de janeiro, a nossa escola homenageou Três Justos Portugueses : Aristides de Sousa Mendes , Sampayo Garrido e José de Brito Mendes . Para os evocar, contámos com a presença de familiares que, na primeira pessoa, referiram as ações empreendidas por cada uma destas personalidades que, durante a 2ª Guerra Mundial, puseram em risco as suas vidas e as suas carreiras para salvar judeus dos horrores do Holocausto. António Moncada de Sousa Mendes , neto de Aristides de Sousa Mendes, recordou o ato de desobediência às ordens de Salazar levado a cabo pelo seu avô que, enquanto Cônsul de Portugal em Bordéus, passou milhares de vistos a judeus, permitindo-lhes atravessar a fronteira e chegarem a Portugal. Salvador Sampayo Garrido Reis , neto de Sampayo Garrido, Embaixador de Portugal em Budapeste, entre 1939 e 1944, evocou o gesto do seu avô que, contrariando também as ordens emanadas do governo português, protegeu e salvou mais de mil judeus húngaros. Fátima T

Concurso Green Chef - 2ª edição

Imagem
Com a segunda edição do Concurso “Green Chef” , a DECOJovem pretende sensibilizar os jovens e as suas famílias para a importância do combate ao desperdício alimentar.  Os alunos concorrentes deveriam  construir um livro de receitas , onde apresentassem três receitas culinárias com o aproveitamento de sobras alimentares ou de refeições. O livro deveria ser submetido à DECOJovem para ser inserido numa galeria e sujeito a votação. Os mais votados serão depois apreciados pelo júri, donde sairão os vencedores.  Da nossa escola participaram no concurso os alunos autores dos livros de receitas que aqui apresentamos. Apreciem-nos e votem ! Podem votar no livro de receitas do Grupo " Os Q.B. " aqui . Podem votar no livro de receitas do Grupo " Os Mixers " aqui . Podem votar no livro de receitas do Grupo " Sweet Cookers " aqui . Podem votar no livro de receitas do Grupo " Re-Chefs " aqui .

A Biologia e a Geologia na Literatura

Projeto Mundo Brilhante

Imagem
Tivemos hoje na nossa escola, mais uma vez, o Dr. Alfredo Leite, do Projeto Mundo Brilhante , para realizar sessões de motivação para a leitura da obra " O rapaz de bronze ", de Sophia de Mello Breyner Andresen, para as turmas do 5º ano e sessões de escrita criativa , para as turmas do 10ºG e 11ºG . Os alunos apreciaram muito estas sessões, que têm também sempre presente uma vertente de educação para os valores.

Palestra "A história nunca contada dos portugueses nos campos de concentração"

Imagem
Os jornalistas do Público, Patrícia Carvalho e Nelson Garrido , foram os primeiros convidados de um ciclo de palestras incluído na programação de " Shoá: lembrar para não esquecer ". Apresentaram a comunicação " A história nunca contada dos portugueses nos campos de concentração ", resultado de uma longa investigação durante a qual passaram a pente fino arquivos e bases de dados, visitaram campos de concentração e entrevistaram familiares de algumas das vítimas. Vídeos e fotografias complementaram a comunicação, a que assistiram com interesse alunos, professores e algum público exterior à escola. Fátima Taborda Professora de Francês

"Shoá: lembrar para não esquecer"

Imagem
No âmbito do projeto " Shoá: lembrar para não esquecer ", está patente, no hall de entrada da nossa escola, uma exposição constituída por um impressionante mural, textos e ilustrações da autoria de alunos do ensino secundário e ainda um conjunto de fotografias do Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, libertado há precisamente 70 anos. Lembrar, para não esquecer! O projeto " Shoá: lembrar para não esquecer " está a ser dinamizado pelas professoras Fátima Taborda, Antonieta Mendonça, Florbela Moura e Madalena Trindade (Biblioteca escolar), com a colaboração das professoras de Artes Ana Vinhas e Marina Pacheco, das professoras de Português, dos professores de Filosofia Vítor Simão e Francisco Oliveira e do Clube de Cinema da escola. As fotografias de Auschwitz presentes na exposição foram cedidas pelo município de Castanheira de Pera.

Formação Pordata/RBE

Imagem
Mais uma vez, realizou-se na nossa escola, no dia 19 de janeiro, uma sessão de formação sobre a Base de Dados Portugal Contemporâneo ( Pordata ), no âmbito de uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a RBE. O formador, Renato Antunes, orientou os alunos da turma do 11ºE na pesquisa desta Base de Dados de grande qualidade e utilidade para os trabalhos que realizem a diversas disciplinas.

Concurso Municipal de Leitura - resultados

Imagem
O Concurso Municipal de Leitura é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Coimbra e visa promover o gosto pela leitura de alunos do 2º ciclo do ensino básico.  Hoje entregámos também os prémios e certificados às três alunas apuradas para a 2ª fase deste concurso: Eva Marques Meireles, 5ºB Luísa Figueiredo Capelo, 5ºB Maria Mariana Guiomar, 6ºC Muitos parabéns às três ! E boas leituras !

Concurso Nacional de Leitura - resultados

Imagem
Hoje entregámos os prémios e certificados aos seis alunos (três do 3º Ciclo e três do Secundário) que passaram à 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura deste ano letivo, promovido pelo Plano Nacional de Leitura e a RBE. 3º Ciclo : Bernardo Mateus, 8ºC Eduardo Nunes, 8º B Filipa Caeiro, 8ºC Secundário: Ana Catarina Pastilha, 11ºA Ana Teresa Rajado, 12ºC Diana Matias, 12ºF Muitos parabéns! Boas leituras!

Parlamento dos Jovens 2015 - Ensino Público e Ensino Privado: Que desafios?

Imagem
A educação é considerada a principal garantia de conquista da liberdade e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Mas a diferença entre a qualidade do ensino público e privado ainda constitui uma barreira para vencer a desigualdade. O ensino público e privado não podem ser confundidos com más escolas   ou escolas de qualidade. Numa sociedade aberta, como Portugal, tem de haver lugar para o ensino público e privado, sobretudo de qualidade. Mas convém não esquecer que é o ensino público aquele que tem obrigação de garantir a igualdade de oportunidades. À semelhança de anos anteriores a Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores   participa no concurso Parlamento dos Jovens 2015 – Ensino Secundário . Dada a importância e atualidade do tema " Ensino Público e Ensino Privado: Que Desafios?" , a atividade foi aceite por todos os intervenientes, professores/diretores de turma, Conselhos de Departamento/ de Turma/ Pedagógico e alunos, com muita recetivi

Exposição "Mulheres filósofas contemporâneas"

Imagem
De 12 a 31 de Janeiro, está a decorrer, no Auditório da Livraria Bertrand, no Dolce Vita de Coimbra, uma exposição de desenhos/retratos dos alunos do 12.ºD , sobre " Mulheres Filósofas Contemporâneas ",  resultantes de um trabalho de articulação entre as disciplinas de Desenho (professora Carla Jorge) e Filosofia (professor José Pimenta) , realizados  no  âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher (8 de março) . Estes desenhos/retratos  serão também expostos na nossa escola em março de 2015.

Encontro com o escritor Domingos Amaral

Imagem
Hoje tivemos entre nós o escritor Domingos Amaral , num encontro com alunos do 10º ano. A sessão iniciou-se com a apresentação do autor e um momento de música e canto por algumas alunas das turmas A e G. Ao longo da sessão, o autor cativou a plateia falando do seu percurso de vida e das suas experiências de escritor, realçando o grande gosto que desde muito novo teve pela leitura. Seguiu-se um momento de perguntas e respostas muito participado pelos alunos, terminando a sessão com uma também muito participada sessão de autógrafos. Agradecemos ao Dr. Domingos Amaral a sua simpatia e disponibilidade em aceder ao nosso convite e ainda à editora Leya pelo apoio a esta iniciativa. Ficamos a aguardar o anunciado próximo livro!

Exposição "Gaudí"

Imagem
Na zona de leitura informal da BE, encontra-se a exposição " Gaudí ", com trabalhos realizados pelos alunos do 12ºD , na disciplina de Oficina de Artes , sob a orientação da professora Ana Vinhas. Não deixem de passar por lá!  

Exposição "Desenhos de objetos"

Imagem
Desenho de objetos Técnicas: grafite e tinta da china Trabalhos realizados pelos alunos de Desenho do 11ºD , sob a orientação da professora Marina Pacheco, em exposição no hall de entrada da escola, junto à BE.

A Biologia e a Geologia na Literatura

A Biologia e a Geologia na Literatura

Conferência com o Professor Doutor José Cardoso Bernardes

Imagem
No âmbito das comemorações dos 31 anos da nossa escola, teve lugar,  no passado dia 7 de janeiro, a primeira de três conferências sobre " A Modernidade dos Clássicos " na Literatura Portuguesa , promovida pelo Grupo de Português. Ao primeiro dos três conferencistas convidados, o Professor Doutor José Cardoso Bernardes , da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, coube falar de Luís de Camões , perante um auditório repleto de alunos do nono e décimo segundo anos. A conferência incidiu sobretudo na dimensão heroica de Camões, com destaque para a importância inquestionável do autor no património constituído pela língua portuguesa. Os alunos foram sensibilizados para o relevo desta língua em Portugal e no mundo e para o caráter inigualável e pioneiro da obra do "príncipe dos poetas portugueses".  Ana Paula Miraldo Professora de Português