EBSQF . ERASMUS+ , European Step to Stop Cyberbullying



Entre 19 e 23 de março, a EBSQF recebeu os parceiros do projeto ERASMUS+, European Step to Stop Cyberbullying. Estiveram presentes professores e alunos de Itália (Pontedera), Grécia (Kavala) e Turquia (Eskisehir).


Cerca de 50 pessoas (33 estrangeiros e 17 portugueses) participaram em dois workshops sobre a temática do cyberbullying, dinamizados por especialistas: Pedro Marques (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), Margarida Saco (Campanha do Movimento Contra o Discurso do Ódio) e  Armanda Matos (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC). Os alunos consideraram as atividades desenvolvidas interessantes, importantes e muito úteis no contexto educacional.

Ainda foram apresentados os sistemas de ensino dos países envolvidos, permitindo estabelecer comparações, nomeadamente a nível curricular e organizacional.
Porque a curiosidade e o conhecimento não se esgotam num tópico, os visitantes tiveram oportunidade de contactar com alguns lugares representativos da nossa cultura, como a Universidade de Coimbra (Paço Real e Biblioteca Joanina), outros monumentos e ruas da cidade de Coimbra, bem como da cidade do Porto.
Numa sociedade avassaladoramente controlada por redes sociais, a sensibilização e a reflexão sobre Cyberbullying revela-se eficaz e eficiente.
Este projeto e os jovens nele envolvidos são a esperança de um contributo para a (re)construção de uma  "teia" europeia, que se deseja mais segura.
A coordenadora de Projetos
Graça Trindade

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calça-me um Conto

Concurso de Marcadores de Leitura Digitais no âmbito do MIBE